Curso de Medicina Alternativa diploma e empodera mulheres araguarinas

Aconteceu no CRAS V – Centro de Referência da Assistência Social, no dia de ontem (08), a formatura do Curso de Medicina Alternativa, que foi desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Ação Social através do Ministério dos Direitos Humanos, em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania – SEDPAC.

O Governo do Estado chegou à cidade trazendo a qualificação em articulação com o Governo Municipal, buscando mobilizar mulheres para que se constituam como coletivo, legitimando esta qualificação e lançando no mercado seus produtos, inserindo-as na economia da cidade, contribuindo com a promoção da mulher araguarina. Ou seja, um projeto de auxílio da defesa dos direitos e avanço das mulheres.

O curso voltado para estas mulheres possibilitou o conhecimento em medicina popular, reforçando as culturas tradicionais mineiras da medicina alternativa. O curso incentiva o processo de acesso, permanência e ascensão das mulheres no mercado de trabalho. Mulheres que vivem a opressão e discriminação, sendo submetidas a dependências econômicas e emocionais, fazendo com que as mesmas tenham dificuldade em romper círculos de relações abusivas. Portanto, o curso chegou à Araguari com o objetivo de contribuir para o “empoderamento” dessas mulheres, para que elas tenham a consciência que elas podem construir o próprio destino. Pensando nisso e considerando que as mulheres têm o saber secular das ervas, o Curso é um processo de qualificação profissional para que estas mulheres saiam do viés da dependência econômica.

Araguari é o segundo piloto; na sexta-feira foi Almenara, com grandes perspectivas que constituímos. Hoje é o final de doze dias de curso, mas é também o ponto inicial para legitimar esse grupo, para que ele circule e suas produções possam ser adquiridas na compra direta. E queremos firmar parcerias no Município a fim de disseminar e fortalecer este processo para além da medicina popular, organizando estas mulheres para outras frentes”, destacou Renata Rosa, Superintendente da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

O evento de encerramento contou com a presença da Diretora Geral do IMEPAC – Divânia Freitas, e a entrega dos diplomas se deu pelas mãos da coordenadora do CRAS V – Edite Arruda Guimarães, da Assistente Social – Cristhiane Oliva, da Psicóloga – Luz Marina e da Diretora de Políticas para o Trabalho – Mariana Pimenta.

FOTOS –              Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social