Curso de Gestão e Planejamento visa impulsionar a cultura em Araguari

A facilitadora e idealizadora do método Q3 de gestão e planejamento cultural, Chayene Arantes Cotrin, com o apoio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura de Araguari, realiza nos dias 23 e 24, e 30 e 31 de outubro, um curso de Gestão e Planejamento de Grupos Culturais.

O curso, que já aconteceu em Uberlândia e Uberaba, chega em Araguari com um diferencial: o número de pessoas inscritas.“Geralmente realizamos o curso com 25 pessoas, e temos em Araguari quase 45 pessoas. Tivemos que abrir mais vagas para dar oportunidade às pessoas interessadas, visto a carência de cursos de gestão nessa área,” comentou Chayene Arantes Cotrin.

O objetivo do curso é ensinar participantes de grupos culturais, artistas, agentes e produtores de cultura a planejar e gerir projetos necessários para cumprir seus propósitos, de forma sustentáveis. Por meio de uma metodologia simples e acessível, serão também apresentados cases de sucesso, como é o caso do Grupo EMCANTAR, representado pelo filósofo, educador, músico, poeta, e seu fundador e diretor executivo e artístico, Marco Aurélio Querubim. Outro case de sucesso a ser apresentado é de Enzo Banzo, cantor, compositor, escritor, e integrante da Banda Porcas Borboletas. Serão ainda analisados os cases do Grupo Corpo, Grupo Galpão e Grupo Ciclomáticos.

“Acredito que a cultura é essencial para a formação do indivíduo e de uma sociedade mais consciente. Tenho como propósito de vida ajudar grupos culturais a alcançarem seus sonhos. Nesse curso, pretendo desmistificar a idéia de que administração é algo engessado ou burocrático, e mostrar como habilidades de gestão e planejamento são fundamentais para a sustentabilidade de nossos projetos e sonhos,” ressaltou Cotrin.

Para Jean Laverdi, Presidente da FAEC, “esse curso vem dar suporte de fomento a vários grupos culturais da cidade, sejam de teatro, música ou dança, ajudando-os a desenvolverem um trabalho de forma mais profissional. Hoje a cultura precisa ser bem planejada, principalmente no âmbito de captação de recursos e de planejamento. Vejo com bons olhos esse curso, e por meio de Chayene
Arantes Cotrin, Enzo Banzo e Marco Aurélio Querubim, teremos um suporte para a cultura de nossa cidade. Estamos felizes e apoiamos plenamente esse curso
,” manifestou-se o gestor.

O Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), apoiador de cursos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional, valorizou a proposta: “É importante saber buscar subsídios para que a cultura de nossa cidade seja alavancada ainda mais. Com esse curso, sabemos que seus integrantes irão aprender ferramentas e técnicas de planejamento e gerenciamento, como terão importante momento de troca de experiências”, salientou.

Uma oportunidade de se ter menos teoria e mais prática, com o patrocínio da Codemig, e apoio da FAEC, que disponibilizou espaço e fez a divulgação, o curso é gratuito e será realizado na Casa da Cultura nos dias 23 e 24, e 30 e 31, das 18:30 às 22:00. Os participantes com 100% de presença receberão certificado.

FOTO: FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura