CRAS II comemora ‘Dia Rosa’

O CRAS II – Centro de Referência de Assistência Social do Bairro São Sebastião comemorou no dia 20 o “Dia Rosa” – atividade que dá continuidade àprogramação da campanha do Outubro Rosa que está sendo realizada pela Prefeitura de Araguari. A Secretaria do Trabalho e Ação Social, patrocinadora do evento, objetivou fortalecer a importância do diagnóstico precoce com apresentação de importante palestra com a equipe de alunas do Curso de Enfermagem do IMEPAC, sob orientação da Enfermeira e Psicóloga Adriana Hermam.

O evento, que aconteceu no PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, também contou com a presença da Secretária Eunice Mendes e participação do psicólogo e músico Rony Chagas. Na oportunidade, as usuárias do CRAS II tiraram dúvidas e receberam importante orientação sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O PAIF é um serviço continuado de proteção social básica desenvolvido no CRAS, sendo um de seus objetivos o acompanhamento socioassistencial das famílias, contribuindo para a sua emancipação. “É importante que todos tenham orientação e apoio por meio do desenvolvimento de ações da Prefeitura, dentre elas as preventivas, o que fortalece os direitos das famílias araguarinas,” salientou o Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), aprovando e validando mais essa atividade destinada aos que participam do CRAS do Bairro São Sebastião.

Além desta importante informação e alerta, a equipe aproveitou para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer colo do útero, por exemplo.

Para a Coordenadora do CRAS II – Marisa Camargo, toda mulher está sujeita ao câncer de mama em qualquer mês do ano. Portanto, o “Dia Rosa” foi uma maneira de lembrá-las que um toque a qualquer tempo pode salvar uma vida. “Prevenir é uma das melhores formas de lutar. Realizar o autoexame é valorizar-se. Se tocar é um gesto de amor à vida, e conscientizar estas mulheres sobre a importância do autoexame se torna uma primeira forma de ajudá-las nesta prevenção”, destacou a Secretária Eunice Mendes.

FOTO:       Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social