Corrida contra o câncer e o AVC acontece nesse domingo

A inscrição para a Corrida das Guerreiras é 1 kg de alimento não perecível

 

                        Sabemos todos que cultivar hábitos saudáveis nos possibilita ter uma boa qualidade de vida, favorecendo a condução de nossos trabalhos rotineiros, sempre com bom humor e disposição. Entre os hábitos a serem buscados, a atividade física tem um grande peso, visto prevenir doenças, melhorar desempenhos e reduzir dores e fadigas.

                        De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon e de mama; reduz a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal; mantém a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético; melhora a mobilidade, a auto-estima e o sono; e promove o bem-estar psicológico.

                        Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Baseado nessa premissa, a Secretaria de Saúde tem realizado várias atividades à população. E, nesse domingo, dia 29 de outubro, encerrando as festividades do Outubro Rosa, será realizada a “Corrida das Guerreiras”, às 9 horas, em frente ao Ginásio Poliesportivo. As inscrições podem ser feitas no local da corrida, até o horário da largada, levando-se um kg de alimento não perecível (exceto sal).

                        A organização e realização do evento contam com o apoio da SETTRANS – Secretaria de Trânsito, Secretaria de Esportes, Secretaria de Política sobre Drogas, IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, SAE – Superintendência de Água e Esgoto, Avon e Academias da cidade, bem como de educadores físicos e estagiários de educação física, relatou Marislene Pulsena, Coordenadora da Atenção Primária.

A atividade física é fator de proteção tanto contra o câncer de mama como também contra o acidente vascular cerebral – AVC, cujo Dia Mundial de Luta se comemora no domingo, 29. Convidamos a todas as mulheres que queiram participar deste evento, seja da corrida ou da caminhada, que se unam a nós, na ‘Corrida das Guerreiras,” salientou Marislene.  

                        Haverá também no local aferição de pressão arterial e teste de glicemia para as pessoas em jejum, com objetivo de se avaliar o risco cardiovascular.