Continuam as cirurgias cardíacas em Araguari

Convênio da Prefeitura com Santa Casa já beneficiaram 11 pessoas

Por meio da lei nº 5.896, de 29 de maio de 2017, a Prefeitura Municipal de Araguari celebrou convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araguari para que sejam realizadas cirurgias cardíacas no município. O contrato vislumbra 86 cirurgias, num total, que deverão ocorrer até o ano de 2020.

No ano de 2017, foram realizadas dez cirurgias cardíacas de alta complexidade: JULHO – dia 17; AGOSTO – dias 01 e 10; OUTUBRO – dia 19; NOVEMBRO – dias 14 e 22; DEZEMBRO – dias 05, 11, 22 e 26. E no dia de hoje, 25 de janeiro, ocorreu a décima primeira cirurgia. A emenda parlamentar do Deputado Federal Tenente Lúcio (PSB), no valor de R$ 300 mil, deverá beneficiar ainda quatro pacientes.

Estamos muito satisfeitos com todos os procedimentos ocorridos no município de Araguari. Todos têm tido cem por cento de êxito. A equipe é muito competente e todos os pacientes e seus familiares se sentem prestigiados por poderem realizar, aqui mesmo, essa cirurgia. Além disso, podem contar com um tratamento pós-operatório de qualidade durante o processo de recuperação”, declarou Thereza Christina Griep, Secretária Interina de Saúde.

A equipe médica à frente das cirurgias é composta por três cirurgiões cardíacos, dois cardiologistas clínicos, dois perfusionistas, dois instrumentadores, quatro anestesistas e um enfermeiro, que contam com o apoio de uma equipe de fisioterapeutas. A coordenação é de Dr. Paulo César Santos, cirurgião cardiovascular.

Segundo informou Dr. Danilo Coelho, gerente do Hospital Santa Casa, “a realização das cirurgias é muito importante para o crescimento e valorização do Hospital, de maneira geral. Até hoje, foram 11 pessoas favorecidas com o procedimento. E estamos otimistas que todas as cirurgias previstas aconteçam conforme previsto”.

Para o Prefeito Marcos Coelho (MDB), por serem as cirurgias cardíacas intervenções complexas, que requerem tratamento adequado em todas as fases operatórias, é uma grande oportunidade que o município de Araguari possa realizar tantas cirurgias. “Sabemos que alguns pacientes aguardam há muito tempo por esse procedimento. E sentimos satisfação por sermos a ponte para esses araguarinos nessa questão. Com a parceria com a Santa Casa, buscamos oferecer uma qualidade de vida para aqueles que não podem fazer um tratamento satisfatório. A cirurgia leva de 6 a 8 horas, e o paciente fica internado em média de 3 a 4 dias. Tudo, com muita tranqüilidade, profissionalismo e, melhor de tudo, com 100% de sucesso”, acrescentou Marcos Coelho.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete