Conselho Municipal da Mulher realiza palestra sobre as “Formas de Prevenção à Violência Contra a Mulher”

O Conselho Municipal da Mulher, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social realizou na terça feira, 27,, a Palestra sobre Prevenção de Violência Contra a Mulher.

A violência contra a mulher é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica de mulheres, tanto na esfera pública quanto na privada. Às vezes considerado um crime de ódio, este tipo de violência visa um grupo específico, sendo o gênero da vítima o motivo principal. Esses atos violência são cometidos contra as mulheres expressamente porque são mulheres.

A palestra foi ministrada pelo Sargento Mauro e Sargento Janaína da Polícia Militar. Os policiais abordaram as formas de violência que estão descritas na lei Maria da Penha e elucidaram alguns casos pois acredita-se que em muitos casos as próprias vítimas não tem consciência que estão sofrendo violência. Foi abordado sobre a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Os Sargentos deixaram claro que estas violências são crime e podem ocasionar a prisão e não precisam ocorrer necessariamente dentro do ambiente doméstico.

Segundo a Sargento Janaína, a palestra tem o intuito de orientar a mulher sobre quais medidas tomar quando se sofre algum tipo de violência. “O primeiro passo é chamar a PM, além de procurar ajuda na Delegacia da Mulher. Se acaso a mulher quiser se aconselhar pode procurar o CREAS ou o Conselho Municipal da Mulher”, esclareceu.

“O CMM é um órgão fiscalizador, então nos casos de mulheres que já procuraram ajuda em algum outro órgão e não foram atendidas podem nos procurar também”, ressaltou Elaine do Conselho Municipal da Mulher.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou da importância de esclarecer e orientar as mulheres. “É necessário que as mulheres tomem posse do seu lugar na sociedade, não podemos aceitar que ela seja maltratada e violentada. Por isso precisamos esclarecer a elas sobre a violência e as formas de se defender, para que tenhamos uma sociedade mais justa e consciente dos direitos da mulher”, finalizou.

O evento foi realizado com o apoio do IMEPAC, Polícia Militar, FAEC, CREAS, Conselho Municipal da Assistência Social, 2º batalhão Ferroviário,  Centro de Convivência do idoso e  CEAPA.

FOTO: FAEC