Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realiza reunião preparatória para eleição do conselho tutelar
Nesta terça-feira(23) o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social reuniu-se com os 36 candidatos que disputarão a eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar em Araguari. A votação acontecerá no dia 6 de outubro quando serão eleitos cinco Conselheiros titulares e cinco suplentes.
A reunião teve como objetivo orientar os candidatos sobre as atribuições do Conselho Tutelar e sobre o Estatuto das Crianças e Adolescentes (ECA). A reunião contou com a presença do Promotor da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araguari Dr. Felipe Gomes de Araújo que palestrou sobre as atribuições dos conselheiros destacando artigos de maior relevância do ECA.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araguari (CMDA) – Dra. Lúcia de Araújo esclareceu as ações não recomendadas para efetivação da campanha dos candidatos reforçando sobre atuação dos Conselheiros Tutelares.
“O momento foi oportuno para que os candidatos sanassem as suas dúvidas com relação a todo trâmite do processo eleitoral, bem como da efetiva eleição até a data da posse dos Conselheiros que serão eleitos”, destacou Eunice Mendes.
Todo o processo para a eleição dos novos Conselheiros Tutelares está sendo acompanhado pelo Ministério Público que também realizará a fiscalização da contagem dos votos na data da eleição. Conselheiros Tutelares têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes.
Foto: Secretaria de Ação Social