Conselho de Alimentação Escolar de Araguari continua atuando em prol de uma alimentação saudável e de qualidade

Criado em julho de 2010, o CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar do Município de Araguari tem a função de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar, zelando pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como à aceitabilidade dos cardápios oferecidos.
Fazem parte do CAE representantes do Poder Executivo, trabalhadores da área da educação, representantes de pais de alunos e de entidades civis organizadas (APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e 2º Batalhão Ferroviário), que são nomeados por quatro anos. Reunindo-se uma vez por mês, constam da pauta assuntos como prestação de contas, vistorias, visitas, aprovação de cardápio, entre outros.
Mais de 7 mil alunos, do berçário ao nono ano da Educação Básica, aprovam o cardápio elaborado pelas nutricionistas do DAE – Departamento de Alimentação Escolar, que é coordenado por Waldeni Maria de Assis. Em algumas escolas, além da merenda escolar, algumas escolas também oferecem café da manhã. Para a Conselheira Salma Martins e Silva, é uma alegria ver como os alunos apreciam o cardápio: “Eu fico encantada de ver como os alunos comem com alegria o lanche; não sobra nada, principalmente o dia que é macarrão. E eu observo bem, pois olho o recreio na Escola Rosângela,” declarou.
Para os alunos que possuem uma atenção nutricional diferenciada e individualizada, um cardápio especial com base nas recomendações médicas e nutricionais é elaborado. Esse é o caso de alunos com tolerância à lactose, ou que são diabéticos.
Dentre as várias atribuições, o CAE pode apresentar quaisquer irregularidades identificadas na execução do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação, Tribunais de Contas, à Controladoria Geral da União, ao Ministério Público e aos órgãos de controle. De todas elas, uma das mais importantes é certamente a de fiscalizar a data de validade dos alimentos, os equipamentos necessários para execução do trabalho das cantineiras, e o acondicionamento dos alimentos.
“Nas visitas às escolas, o Conselho faz o acolhimento de denúncias e a fiscalização, pois prezamos pelo atendimento do que estiver no contrato com o fornecedor. Já tivemos inclusive troca de alimentos; por exemplo, o tomate que apresentava baixa qualidade foi trocado, como também foi a banana miúda, pois no contrato o tamanho pedido era regular,” declarou Waldeni de Assis, do DAE.
A atual gestão do CAE, que fica até 2018, tem como Presidente a Coordenadora do CAIC Dr. Arcino Santos Laureano, Marlene Alves Carrijo. De acordo com ela, participar do Conselho trouxe conhecimento novo relacionado à alimentação dos alunos da rede municipal, o que foi muito bom. “É muito importante conhecer o que é certo e o que é errado quanto à alimentação dos nossos alunos. Temos um Regimento que nos orienta; agora eu sei o que deve ser feito, o que pode e não pode. E sempre que temos que realizar visitas às escolas, somos sempre bem recebidos, nunca houve problemas,” comentou a Presidente.
Alguns dos fornecedores de alimentos para as escolas municipais são da Agricultura Familiar. Dos 43 produtores cadastrados, atualmente 23 são efetivos, entregando em geral, frutas e verduras, como cenoura, banana, laranja, mexerica, melancia, cambutiá, uva, goiaba, abacaxi, espinafre, agrião. “A mercadoria é muito boa, a gente tem tranqüilidade de comprar da agricultura familiar. Temos uma verba reservada pelo PNAE para esse fim, e não temos grandes dificuldades em adquirir os produtos que precisamos,” comentou Waldeni. Algumas escolas também contam com seus próprios recursos por possuírem hortas. É o caso do CAIC, do C.E.M. Ten. Cel. Vilagran Cabrita, e do CEM Ondina Moutinho Vieira, onde se cultiva couve, cebolinha, alface, entre outros.
“O Conselho de Alimentação, por meio de todos os Conselheiros, tem sido elemento-chave nessa missão de oferecer o melhor cardápio, a alimentação adequada aos nossos alunos, que merecem alimentos saudáveis e de qualidade. O CAE tem cumprido o papel social que lhe foi conferido com bastante responsabilidade. Parabéns aos membros,” afirmou o Secretário de Educação, Werley Macedo.
O Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB), sensível à necessidade e ao apoio de um Conselho Municipal atuante, em especial o da Alimentação, reconhece o esforço e toda a dedicação dos atuais membros dessa gestão.
“Lembro-me que, na minha primeira gestão, compreendendo o valor e a importância de um órgão de assessoramento e fiscalizador em apoio ao Departamento de Alimentação, na Secretaria de Educação, criamos o Conselho de Alimentação Escolar, que vem prestando relevantes serviços, sempre preocupados com a qualidade dos alimentos, com cardápios variados, e com a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar,” manifestou-se.

FOTO: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete