COMUNICADO VACINA PENTAVALENTE
A Secretaria Municipal de Saúde de Araguari vem por meio deste, através do Setor de Epidemiologia, informar a população sobre o desabastecimento, a nível nacional, da vacina Pentavalente.
O Ministério da Saúde distribuiu a partir do último dia 09 de janeiro, um total de 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados. Após recebimento pelo Estado, o produto passa a ser encaminhado aos municípios. Entre junho e dezembro, a oferta esteve irregular devido a problemas com o fornecedor. Ela garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).
O esquema vacinal prevê três doses da vacina: aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses. Cabe a cada Secretaria Municipal de Saúde traçar as estratégias emergenciais de cuidados, junto às salas de vacinas do seu município, no sentido de atender a população de acordo com as orientações técnicas da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização – CGPNI e da SES/MG.
A Estratégia emergencial utilizada pelo município de Araguari, frente ao desabastecimento atual da Vacina Penta foi assim definida:
1- Foi adotado, conforme outros municípios, uma lista de espera em cada UBSF e UBS com os respectivos dados, faixas etárias das crianças e contato para busca ativa;
2-Nesta primeira cota recebida pelo município (360 doses de pentavalente) priorizamos as crianças de 02 meses sem nenhuma dose e que estejam na lista de espera, em seguida as de 04 meses e 06 meses.
3- Caso a criança compareça a Unidade de saúde e ainda não esteja na lista de espera, orientamos que seja imediatamente adicionada a mesma, para chamá-la na medida em que formos abastecidos pelo respectivo imunobiológico em falta.
4- Em contrapartida também abastecemos todas as 19 salas de vacinas do município, com a Vacina DTP + HB no esquema básico das crianças menores de um ano de idade e disponível em estoque, para a substituição TEMPORÁRIA da vacina Pentavalente, conforme acordo com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).
Desde já contamos com a compreensão de toda a população neste momento transitório de desabastecimento da vacina.
FOTO: ASCOM – Secretaria de Gabinete