COMUNICADO
A Secretaria Municipal de Saúde de Araguari através do Departamento de Epidemiologia e Atenção Primária, em parceria com as Unidades de Saúde, Policlínica e Saúde Mental vem por meio deste, informar a população sobre a promoção de ações de divulgação sobre o Janeiro Roxo – Campanha mundial de conscientização sobre a Hanseníase.
O Ministério da Saúde oficializou o mês de Janeiro para a conscientização da doença, que ainda é vista com muito preconceito e desinformação, adotando a cor roxa para pontuar as campanhas educativas, ações e divulgação.
O Evento de divulgação será em caráter educativo e contará com as ações nas unidades de atendimento ao público, como: Salas de espera com promoção de palestras, decoração destes ambientes com o tema Janeiro Roxo – Campanha mundial de combate a Hanseníase, distribuindo panfletos informativos e cartazes. Realização de ações educativas com profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais, informações em Redes Sociais, entre outros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em segundo lugar em número de casos (perdendo apenas para a Índia), concentrando 90% dos registros nas Américas.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmitida através da respiração, por contato íntimo e prolongado, de evolução crônica, causada pelo microorganismo Mycobacterium leprae, que lesiona principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível socioeconômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica, fatores que implicam diretamente na grande incidência de casos nos países subdesenvolvidos.
A hanseníase tem cura, e o tratamento está disponível nas unidades de saúde pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS).