Comitiva do Setor Privado e Público realiza visita a Operação Acolhida em Roraima

De 4 a 8 de dezembro, uma comitiva composta por representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações), SEBRAE Minas, ONU e representantes de entidades, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari-MG, percorreu uma extensa agenda de visitas de campo nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. A ação, conhecida como Operação Acolhida, tem como objetivo promover a migração regular, reduzir a migração forçada e irregular, além de proteger os direitos de todos os migrantes. A OIM desempenha um papel fundamental em três pilares dessa operação: ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização. Comprometida com o princípio de garantir assistência humanitária aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, a organização tem concentrado esforços para assegurar que a migração ocorra de maneira segura, ordenada e digna. Durante a visita, a comitiva explorou abrigos, alojamentos, postos de recepção e locais de apoio aos venezuelanos. Foram apresentados resultados, desafios, potenciais e estratégias de interiorização. A OIM, por meio de uma força-tarefa dedicada, busca implementar uma operação eficiente. “O Brasil enfrenta um momento desafiador na questão migratória e o compromisso dos gestores é essencial para garantir o bem-estar dos migrantes”, destaou Waldeni Maria, diretora do Banco de Alimentos de Araguari. A gestão de Renato Carvalho e Maria Cecília tem desempenhado um papel crucial como parceiros nesse contexto, apoiando o desenvolvimento de políticas migratórias em âmbito nacional e local, em sintonia com os órgãos competentes.