Começou hoje fase de adaptação da zona azul em Araguari

A Prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana,iniciou na tarde de hoje, 31, a fase de adaptação do estacionamento rotativo na região central de Araguari.

Acompanharam o lançamento o Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Porcão, o Secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, a Subsecretária de Políticas sobre Drogas, Mariana Quirino Ferreira, e Marcelo Rodrigues Filizzola da Silva, Diretor de Operações EXP Parking.

Durante o período de testes, os motoristas poderão utilizar o estacionamento rotativo de forma educativa. Nesse período, os agentes fiscais auxiliarão e informarão aos usuários sobre a utilização do novo sistema.

Marcelo Rodrigues Filizzola da Silva, diretor de Operações EXP Parking, empresa responsável pela zona azul de Araguari, destacou o objeto desse período de testes. “Nosso objetivo é mostrar e informar à população como ela vai fazer a regularização do pagamento. Serão cinco formas de pagamentos: a TAG, o aplicativo que pode ser baixado no celular gratuitamente, por meio da internet, por meio dos pontos de vendas credenciados e por meio dos monitores, ” explicou o diretor.

Usando a TAG EXP, existe a opção de pagar por frações de 30 minutos com crédito pré-pago, no valor de R$ 50,00. Este valor é totalmente revertido para uso do estacionamento rotativo. Trata-se de um cartão inteligente que, posicionado no para-brisas do veículo, o sistema identifica automaticamente a sua presença em uma das vagas e passa a contar os minutos de forma automática.

Através do APP, o usuário poderá comprar créditos, fazer check-ine acompanhar o seu tempo de permanência na vaga. O aplicativo mobile está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e iOS.

Pela internet, o usuário deverá acessar o sitewww.serviços.exploraparking.com.br e criar uma conta gratuita para a compra de créditos de maneira prática, rápida e segura.

A compra também poderá ser efetuada através dos monitores de rua, que ficarão nas imediações das vagas administradas pelo sistema, onde haverá monitores devidamente identificados e fazendo a venda avulsa de crédito.

Também haverá venda em diversos pontos de venda credenciados. Os locais credenciados estarão sinalizados com o símbolo da EXP Parking e também na sede da empresa, que está localizada na Rua Marciano Santos 66.

São, ao todo.1.750 vagas, das quais 40 vagas são para deficientes físicos e 200 vagas para idosos. Deficientes físicos terão gratuidade no estacionamento rotativo, mas para isso, os mesmos deverão comparecer ao SETRANS, que fica localizado na Praça Getúlio Vargas, 112, para retirar o cartão que deverá ser colocado no para-brisas do carro.

As vagas de motos, que também terão gratuidade na cobrança, foram espalhadas na cidade através de bolsões. Com essa divisão, o número de vagas para motos é de 3.000 vagas, praticamente o dobro da quantidade de vagas que existia antigamente.

“Com essa fase de adaptação, queremos que nossa população tire todas as suas dúvidas. Nosso objetivo é beneficiar os comerciantes e consumidores, aumentando as vagas de estacionamento e contribuindo para a fluidez do trânsito de nossa cidade, ” explicou o Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Porcão.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB)destacou a importância do estacionamento rotativo.“Queremos que as pessoas fiquem cientes da importância da zona azul para nossa cidade. Fizemos um grande esforço para oferecer um sistema prático e de fácil utilização ao usuário, ”finalizou o prefeito.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete