Cirurgias cardíacas são realizadas com grande sucesso por meio de convênio entre Prefeitura e Santa Casa

Desde o início da gestão, uma prioridade do Prefeito Marcos Coelho foi dar prosseguimento ao convênio com a Santa Casa quanto aos procedimentos eletivos de cirurgias cardíacas, paralisadas na gestão anterior.

Através de emenda parlamentar do Deputado Federal Tenente Lúcio (PSB), e por meio da lei nº 5.896, de 29 de maio de 2017, que celebra o convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araguari, já foram realizadas cinco cirurgias cardíacas de alta complexidade (17/07, 01/08, 10/08 e 19/10 e 14/11), sendo que a sexta cirurgia está agendada para a próxima segunda-feira.

Para o prefeito Marcos Coelho (PMDB), essa é uma grande oportunidade para que os pacientes que necessitam da cirurgia possam sair da lista de espera da UFU e de outros hospitais, sendo atendidos na Santa Casa, em Araguari.

Os resultados das cirurgias têm sido os melhores possíveis. Estamos muito felizes por podermos proporcionar aos pacientes a possibilidade de darem continuidade aos seus projetos de vida após a cirurgia. Por terem obtido cem por cento de êxito nessas cinco cirurgias realizadas, todos estão muito otimistas, em especial os familiares, que podem, aqui mesmo, oferecer ajuda e atenção no processo de recuperação,” comentou o Prefeito Municipal.

A equipe médica que atua nas cirurgias é composta por profissionais de Araguari e de Uberlândia, sendo três cirurgiões cardíacos, dois cardiologistas clínicos, dois perfusionistas, dois instrumentadores, quatro anestesistas e um enfermeiro. “O pós-operatório é realizado com o acompanhamento de médica cardiologista e clínica, aqui mesmo em Araguari, que estão bem preparadas para atender o paciente,” informou Dr. Danilo Coelho, gerente do Hospital Santa Casa.

Esse importante projeto que a Santa Casa retomou esse ano vem dar resolutividade aos pacientes e suas famílias, pois estes entram [no hospital] bem e saem bem, e têm alta com melhora,” salientou Dr. Danilo.

Para a Santa Casa, realizar as cirurgias cardíacas é um grande avanço, pois possibilita que, no futuro, outros serviços de alta complexidade, como de hemodinâmica, sejam aqui também realizados. “A Santa Casa faz essas cirurgias hoje pelo SUS, mas custeadas pelo município. Com um bom histórico, no futuro, poderá pleitear para receber da União e proporcionar mais para a microrregião do Triângulo Norte, onde já somos referência. A Santa Casa começa, então, a ser reconhecida como um hospital grande, o que nos dá motivo para buscar realizar, além dos procedimentos eletivos, outros serviços e cirurgias,” finalizou o gerente da Santa Casa.

A provedora da Santa Casa, Dra. Daniela Debs, comentou que as cirurgias realizadas em Araguari significam muito. “Poder realizar procedimentos, como a cirurgia cardíaca, em pacientes que estão há anos na fila, é uma alegria muito grande. Agrega muito valor não somente pelo ponto de vista social. E a equipe é muito competente. Foram cinco cirurgias com cinco resultados satisfatórios. Realizar as cirurgias cardíacas na Santa Casa, em Araguari, é motivo de muito orgulho para todos nós,” ressaltou, manifestando a alegria de se dar continuidade ao projeto com a Prefeitura.

Com essa parceria com a Santa Casa de Misericórdia, esperamos trazer uma melhor qualidade de vida para pessoas que hoje sofrem com a doença cardíaca e não podem fazer um tratamento devido às condições financeiras limitadas. Estamos muito satisfeitos com a realização e o resultado das cirurgias, uma prioridade de meu governo”, concluiu o Prefeito.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete