Casa do Artesão, mais valorizada, tem nova sede
Ser artesão é usar de uma habilidade manual para se fabricar produtos, com ou sem o uso de ferramentas, mas com o intuito da criação quase que unicamente individual, e com função decorativa.Com criatividade, o artesão utiliza matérias primas diversas, como tecidos, feltro, EVA, papeis, fitas, madeira, aviamentos, com as quais transforma, renova, colore e harmoniza.
Em nosso município, são muitos os artesãos que atuam, seja de forma profissional, cujo trabalho lhes resulta renda, seja apenas como artesãos-artistas, que produzem peças artesanais para uso próprio ou para presentear.Qualquer que seja a situação, o artesão se envolve na criação de suas peças, busca cursos de desenvolvimento e capacitação, cria um vínculo com os belos trabalhos a que dá forma, cor, textura e beleza. O artesão é, por natureza, um artista, que pode fazer de pedaços e sobras trabalhos encantadores.
Por isso, a FAEC, – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, com o objetivo de apoiar e valorizar o artesão araguarino, criou há vários anos a Casa do Artesão, loja que agrega vários tipos, estilos e modelos de artesanato. Não há taxa de administração, sendo o valor de suas vendas repassado integralmente ao artesão.
A nova administração da FAEC, em 2017, conjuntamente com artesãos que lá expõem seus produtos, optaram por um novo espaço, maior, mais arejado, de mais fácil acesso, e que possa também abrigar feiras artesanais. Por esse motivo, o local escolhido foi a conhecida ‘Casinha do Papai Noel’, na Praça Getúlio Vargas.
Assim, em comemoração ao Dia do Artesão, que é dia 19 de março, será inaugurada a nova sede da Casa do Artesãono dia 18, sábado, das 9:00 às 14:00, como também haverá a Feira do Artesanato, com a exposição de peças de qualidade e beleza a um valor acessível.
Sândra Inês, artesã que produz trabalhos há mais de uma década, diz que a oportunidade é excelente: “Ao virmos para o local, como a Praça Getúlio Vargas, num espaço maior, as possibilidades de melhor visualização das peças expostas, como também de comercialização, serão maiores também. Agradecemos o empenho do Presidente da FAEC, Jean Laverdi, por nos valorizar, e valorizar nosso trabalho”.
Jean Carlos Laverdi, Presidente da FAEC, muito empolgado com a mudança da Casa do Artesão e com a motivação dos artesãos, disse que “a nova administração busca a valorização do artesanato e do artesão araguarino, inclusive valorizando os distritos, iniciando com Piracaíba, por meio da Associação de Mulheres de Piracaíba. Posteriormente, o artesanato será fomentado em outros distritos”.
Esclarece ainda o Presidente que a Casa do Artesão será um ponto de oficinas diversas, em pintura, tear, bordado, etc. Futuramente, as feiras poderão ocorrer mensalmente, contando com produtos de artesanato, música e gastronomia.
Jean Laverdi conta com a presença da população araguarina no dia 18 de março, na Praça Getúlio Vargas para a inauguração e a Feira de Artesanato: “Convidamos a todos para participarem desse momento importante para o artesão, além de poderem adquirir criações artesanais de bom gosto, bom preço e originalidade”.
FOTOS – FAEC – Fundação Educacional e Cultural de Araguari