Casa do Artesão é inaugurada com grande festa

O sábado de 18 de março ficou singularmente marcado para os artesãos e a comunidade de Araguari, que puderem participar de um momento muito importante: a inauguração da Casa do Artesão e uma rica e variada Feira de Artesanato, brinquedos e gastronomia na Praça Getúlio Vargas.

Prestigiado por Secretários Municipais e grande público, ficou evidente que a Fundação Araguarina e Cultural de Araguari – FAEC, objetiva reavivar o artesanato em Araguari. Seu Presidente, Jean Carlos Laverdi, assim se manifestou: “A Casa do Artesão é dos artesãos de Araguari, um presente que a administração Marcos Coelho e a FAEC entregam a vocês. Queremos valorizar os artesãos, cujo dia é comemorado em 19 de março, e celebrado hoje com esse evento. E a Feira de Artesanato é um pontapé inicial, pois queremos que ela aconteça mensalmente. Agradecemos também a parceria com a APCAR – Associação dos Produtores Culturais e Artesãos de Araguari, por meio da sua Presidente, Sândra Inês Rodrigues da Cunha, com quem passamos, agora a somar esforços para a valorização do artesão e do artesanato de Araguari.”

O evento contou com apresentações artísticas da CUFA, e barracas de produtos artesanais de muito bom gosto, fino acabamento e com preços acessíveis. As matérias-primas dos produtos iam da cabaça, fios diversos, chinelos, até a madeira e produtos artesanais reciclados de garrafas pet, trazidos pelos representantes do Greenpeace. Reynaldo Brito, Coordenador do Greenpeace, explicava em sua barraca como o principal poluente da atualidade, as garrafas pet, podem não somente ser retiradas do meio ambiente, como também gerar renda. Através de um projeto sustentável, a ONG ensina famílias a se juntarem para reciclarem as garrafas pet, transformando-as em fios, que são, por sua vez, transformados em vassouras sustentáveis, cuja valor de venda é reinserido no projeto para novos investimentos.

Raquel Aparecida Silva Gussoni, Presidente da Associação das Mulheres de Piracaíba – AMPI, informou que o objetivo da Associação é divulgar o trabalho produzido pelas associadas, todas trabalhadoras na agricultura em Piracaíba. “Queremos que as mulheres da AMPI se sintam valorizadas, como também tudo que elas produzem, como doces e trabalhos com crochê, como tapetes, panos de prato, etc. Aquelas que têm mais experiência passam para as demais; nas reuniões, falamos muito sobre o dom, e a importância de desenvolvimento e capacitação. Por isso, firmar parcerias é fundamental. E o apoio que estamos tendo com a FAEC, nesse momento, tem sido vital e motivador para todas nós. Agradecemos muito ao Jean e sua equipe pela oportunidade! ”, acrescentou.

A artesã Polyana Campos Martins estava muito animada com a oportunidade de poder expor seu trabalho na Feira de Artesanato: “A feira está muito boa. Toda a equipe da FAEC está de parabéns, em especial, pela interação com os expositores”.

Uma atração que certamente chamou a atenção dos presentes no evento foi a apresentação da fiandeira D. Ana Lúcia de Ávila, de 86 anos, voluntária que lidera uma equipe de trabalho na Comunidade São Vicente de Paulo, acompanhada de D. Clarinda Maria da Silva, de 87 anos, que dizia estar “retornando ao tempo de menina e moça, quando fiava, cardava e trabalhava na roda por horas a fio”. “Uma arte que está se acabando, infelizmente, já que os jovens hoje não querem aprender”, desabafou Maria de Lourdes Silva, que se encantava com o trabalho das senhoras.

Para o Secretário de Planejamento – MarlosFernandes, a Feira de Artesanato e a inauguração da Casa do Artesão constituem “uma união de esforços, que é o princípio e a natureza desse governo que inicia”. Ele ainda complementa e parabeniza a todos pelo trabalho: “O artesanato é uma fonte de geração de receita, que complementa a receita familiar, além de ajudar a divulgar o município pelos seus belos trabalhos. Que essa referência seja reconhecida fora de nossas barreiras, para que outros possam vir e reconhecer o artesanato e o trabalho dos artesãos araguarinos”.

FOTOS:    FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura