Cartilha Ambiental é lançada para Escolas Estaduais e Particulares

Após lançamento da Cartilha do Programa de Educação Ambiental Gira Sol para as escolas municipais, chegou a vez das escolas estaduais e particulares. Assim, na manhã da última quinta-feira (30), diretores e educadores da rede estadual e da rede particular se reuniram na Secretaria Municipal de Educação, onde receberam orientações sobre o conteúdo da Cartilha, como sugestões de trabalho a ser executado nas instituições de ensino, desde o Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio, ao Ensino Superior.

A Cartilha apresenta objetivos e eixos temáticos que orientam quanto aos tópicos a serem trabalhados nos diferentes níveis de escolaridade que perpassam, inclusive, por disciplinas como Química, Física, Biologia, Matemática, Ensino Religioso, História, entre outras. Ao final da Cartilha, um Calendário Ecológico direciona o educador quanto às principais datas a serem celebradas.

Tudo foi escrito com foco no estudante, que deve entender que “a Terra é a nossa mãe, e que o que acontecer à Terra acontecerá aos filhos da Terra” (Chefe Indígena Seattle).

Para Maria Aparecida Guedes de Andrade Santos, da Escola Estadual Artur Bernardes, de Amanhece, a iniciativa da Secretaria de Educação foi muito válida. “O mundo precisa muito de profissionais que estejam engajados na questão do meio ambiente, que é urgente para a sociedade E a escola é o canal onde nós formamos na criança essa consciência ambiental”. A gestora da escola do Distrito de Amanhece ainda parabenizou e ressaltou o empenho da equipe e a orientação dada no uso da Cartilha Ambiental.

Susy Oliveira Reis, Diretora do Centro Educacional Doce Vida, gostou da Cartilha, que vem fortalecer o trabalho já desenvolvido na escola. “A Cartilha é muito produtiva, e poder trabalhar com outras disciplinas, como português, matemática e história é muito bom. Quero começar ainda hoje com os meninos”, comentou.

Telma Maria Bosco Almeida, do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus, achou o material muito interessante e bom. “Achei o material muito rico, e vou já passar para os professores. Esta Cartilha será aproveitada ao máximo nas escolas. ”

A Coordenadora do Projeto Gira Sol, Sílvia Helena Fernandes de Souza, reconhece que a Cartilha Ambiental preparada pela Secretaria de Educação é um material que dá suporte a todas as escolas, tanto as municipais quanto as estaduais e particulares, do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e até Superior. “O mais importante é que a gente dá esse suporte de material pedagógico de maneira que a educação ambiental seja trabalhada de forma permanente. É um material muito rico, e facilita muito o trabalho do professor e do supervisor, pois é esse nosso papel: facilitar o trabalho para que a educação ambiental flua, e aconteça de verdade; não é ‘faz de conta’. É fundamental que esse trabalho seja efetivo e bastante significativo no município de Araguari”, ressaltou.

Iara de Faria, Sub-Secretária de Educação, salientou a importância da interação da educação, seja ela municipal, estadual ou privada. E o Projeto de Educação Ambiental Gira Sol vem a somar, unificando e levando a todos os alunos de Araguari a mensagem de preservação da natureza. “Nós, desse planeta, temos que cuidar da nossa casa; e essa interação deve ser com todos do município, pois a educação é geral, não é Prefeitura, Estado e Particular, ela é única. E temos que começar agora, no presente, ” finalizou.

O Prefeito Marcos Coelho, manifestando-se sobre o evento, parabenizou seus organizadores e às escolas que optarem por trabalhar o excelente material de educação ambiental: “Parabéns à toda equipe do Programa Gira Sol e ao Secretário de Educação, Werley Macedo, cuja gestão está acontecendo com pessoas capacitadas, que buscam o ideal único, com um objetivo em comum. Que nossas crianças possam ter atitudes mais sensatas quanto à preservação do meio ambiente em favor da humanidade”.

FOTOS: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete