Cantoria com Luiz Salgado e Chico Lobo acontece em Araguari

Acontecerá dia 03 de Março, a partir das 20h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, uma apresentação musical com os cantadores e violeiros Luiz Salgado e Chico Lobo, com o apoio da Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura  - FAEC.

Os ingressos para as apresentações custarão R$20,00 a inteira e RR10,00 a meia entrada, e serão vendidos na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, no dia 03 de Março, instantes o antes do show.

Mais cedo, às 15h, terá um bate papo com os cantadores e violeiros, que será aberto a toda a comunidade, sem cobrança de ingresso.

Luiz Salgado é um cantador do cerrado mineiro, que mora em Araguari. Desenvolve um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. No seu ofício de cantador faz de sua viola não só um instrumento musical de trabalho, mas também uma ferramenta de combate. Com seus acordes, ponteados e versos, canta o cerrado, o mato, a prosa, o causo, tornando sua música uma atitude diante da cultura e da vida, imprimindo uma maneira de ver o mundo e celebrar a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.

Chico Lobo é natural de São João Del Rei (MG) – cidade eleita Capital Brasileira da Cultura 2007, cujo jingle oficial é de sua autoria. Artista carismático toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. É um profissional consciente do seu importante papel no universo da viola caipira e é desse modo que domina o palco – com presença e comunicação ímpares. Sobretudo, é um apaixonado pela cultura de sua terra. Foi nomeado Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de S.J.Del Rei) e Guarda Coroa de Santo Antônio (Congado/MG). Com a viola na mão toca e canta as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo – sempre de modo muito envolvente -, seja solo ou acompanhado por sua excepcional banda.

O Presidente da FAEC, Jean Laverdi, convidou a toda a população para que compareçam a essa linda apresentação, que enaltece os valores culturais e naturais de nosso Estado, “Em nome do Prefeito Marcos Coelho(MDB) e da FAEC gostaria de convidar os araguarinos para uma noite de muita cantoria com nomes ilustres da nossa música mineira. Será uma oportunidade única para nos deleitarmos com o som da viola e das vozes de Luiz Salgado e Chico Lobo”, disse.

Serviços:

Data: 03 de Março

Horário: 20h

Local: Casa da Cultura “Abdala Mameri” que fica localizado na /Rua Coronel José Ferreira Alves, 1098.

Ingressos: R$20,00 inteira e R$10,00 meia entrada.

Lembrando que a partir das 15h, haverá um bate papo, aberto a toda a comunidade, sem cobrança de ingresso.