Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira

12 meses de proteção.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 no Estado de Minas Gerais, foi antecipada para iniciar dia 03 de abril com previsão de término em 31 de maio. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, e, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é realizada anualmente com o objetivo a redução das complicações das internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.  De acordo com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Vale ressaltar que após a vacina, os anticorpos começam a proteger o organismo entre 2 a 3 semanas, e, duração de 6 a 12 meses de proteção. A prefeitura explica, que a vacina contra influenza pode ser administrada concomitante a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a COVID-19. A Influenza e a COVID-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas, e que se aproxima o período sazonal, onde é observado um aumento importante no número de doenças respiratórias.  Nosso município receberá as doses da vacina no dia 3 e passaremos a fazer a administração no dia 4 em todas as unidades de saúde.