Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite espera vacinar mais de 5 mil crianças em Araguari

A Campanha de Nacional Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começou na última segunda-feira (06) e vai até dia 31 de agosto. Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 devem se vacinar contra a pólio e sarampo. Em Araguari a Secretaria de Saúde tem a meta de vacinar durante a campanha 5437 crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo.  A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna rainha dos baixinhos. 

 

Neste ano, a campanha será de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tomaram uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

 

O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, dia 18 de agosto, em todas as unidades de saúde. Além do dia D de nacional a Secretaria de Saúde em parceria com o IMEPAC - Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos realizará no próximo sábado, dia 11 das 8 às 13 horas, o dia de vacinação no ambulatório Doutor Romes Nader. Além da vacinação, o evento será uma manhã de recreação para as crianças, terá brinquedos e guloseimas para a diversão dos pequeninos. É importante lembrar aos pais que para vacinar os filhos é necessário levar a caderneta de vacinas.

 

“A vacinação é uma forma de criar imunidade, principalmente às crianças que são as vulneráveis ao sarampo e a pólio. Assim podemos certificar que as doenças da pólio e do sarampo não serão epidemia no município”, disse a Secretária de Saúde, Iara Borges.

 

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) convocou todos os pais para levar os seus filhos para vacinar. “O risco de epidemia é uma alerta a todos, principalmente a Secretaria de Saúde. A única forma de ter uma cobertura elevada e fazer com que a doença desapareça é vacinando, por isso convoco a todos os pais que levem os seus filhos menores de 5 anos para vacinar. Assim manteremos essas doenças longe da nossa cidade”, enfatizou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

 

SARAMPO

 

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.

 

POLIOMIELITE 

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Vírus da Pólio.

 

 

Foto: Ministério da Saúde