Caminhada da Água encanta e sensibiliza Araguari

Há mais de 20 anos, Araguari comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, com a Caminhada da Água, que objetiva conscientizar a população sobre seu uso racional. Esse ano, a ação promovida pela Prefeitura Municipal, SAE – Superintendência de Água e Esgoto, e Ministério Público, contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia do Meio Ambiente, professores e servidores municipais.

Uma vez mais, aproximadamente 400 alunos da rede municipal de ensino, desde crianças de 3 a 5 anos dos CMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil, até os jovens do 9º ano dos Centros Educacionais Municipais percorreram o trajeto da Praça Getúlio Vargas até a Praça Manoel Bonito levando faixase bonecos simbolizando gotas d’água, alguns vestidos e caracterizados com o tema.

Ao passarem pelas ruas centrais, comerciantes e populares se encantaram com a presença e movimentação das crianças e dos jovens participantes. ‘Cuidar bem da água é cuidar antecipadamente das futuras gerações’, eram os dizeres de uma das faixas.

Gian Lucas Freitas Lopes, aluno do 4º ano do CEM Hermenegildo Marques Veloso, disse que participar do evento foi muito bom e importante, pois “a água não pode acabar, e uma forma de cuidar é fechando as torneiras e não demorar no banho”. Além do passeio, o aluno disse gostar de estar ajudando as pessoas a pensarem sobre esse assunto. Assim também pensa Maria Laura da Silva Rodrigues, sua colega de aula: “A gente tem que saber dar importância à água para não deixar ela acabar no planeta”.

O estudante universitário Luiz Felipe Ferreira e Silva, presenciando a Caminhada da Água, concordou com o movimento: “Apoio essa ação, principalmente por serem as crianças que levam a mensagem de conscientização ao uso de água para todos nós”.

A funcionária Lorrane Vieira Lemos estava visivelmente encantada com a caminhada: “Adoro ver crianças, principalmente nesse movimento que é importante para toda a nação, pois devemos nos conscientizar e não gastar muita água. Foi muito boa a ideia de colocar crianças para conscientizar adultos que não têm consciência. ”

Até Pedro Lucas, de 3 anos, ao ver as crianças caminhando, estava maravilhado com as gotinhas d’água. “A iniciativa é ótima, pois é desde pequeno que devemos aprender”, disse outro popular.

Para o Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – Luiz Antônio Lopes, participar do movimento de conscientização da água foi muito importante: “Sabemos que é fundamental preservar a água, e cada um tem que dar sua parcela de contribuição com referência a esse bem líquido, o mais precioso de todos. Agradecemos à Prefeitura Municipal e a todas as Secretarias envolvidas na ação. ”

Ten. Ivanir Clementino de Brito, Comandante do 4º Pelotão da Polícia de Meio Ambiente, em parceria no evento, falou da participação do Pelotão do Meio Ambiente: “É muito bom participar desse momento de conscientização do uso adequado da água para que as próprias crianças e os jovens que aqui estão possam ter um futuro melhor”.

O Secretário de Educação – Werley Macedo, complementa que a importância da água se estende até o Meio Ambiente: “Devemos conscientizar as crianças e os adolescentes por meio desse movimento,que ganha adeptos da preservação, da economia, do uso sustentável e da não poluição da água”.

As apresentações das escolas que obtiveram 1º e 2º lugares no “Dança das Águas” concluiu o evento. Os alunos do CEM Neusa Rodrigues Teixeira e do CAIC Dr. Arcino Santos Laureano mostraram em suas performances que a água, fonte de vida, purifica o corpo, ‘serve para molhar a terra, pra encher os rios e fazer a planta florescer’, como na letra de A Água, de Cristina Mel.

FOTOS: ASCOM – PREFEITURA DE ARAGUARI