Câmara de Araguari aprova projeto de cooperação

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) enviou para a Câmara Municipal Araguari o projeto de lei (PL) 086/2017, que institui o programa municipal de cooperação, e que foi aprovado.

O Projeto de Lei dispõe sobre a criação do programa municipal de cooperação. A partir da Lei, o município pretende viabilizar parcerias com a iniciativa privada para a urbanização, manutenção e conservação de áreas municipais, como praças, parques, espaços de lazer e esporte, canteiros centrais e rotatórias.

Entre os vários objetivos do programa, está a promoção da participação da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas na urbanização, nos cuidados e na manutenção das áreas públicas. O Executivo dará aos grupos organizados a oportunidade de elaborarem projetos de utilização para as praças, observando as faixas de idade e as necessidades especiais da população. A reforma das praças e áreas de uso comum será um incentivo para que a população volte a frequentar e utilizar esses espaços.

O Prefeito Marcos Coelho disse que se inspirou em projetos semelhantes que estão em execução em outras cidades, onde a ideia foi aprovada pela população e abraçada pelas empresas. Para Coelho, “o programa reduz custos do município com essas áreas que são importantes para assegurar o entretenimento e o lazer de seus moradores, bem como dá oportunidade à iniciativa privada de envolver-se com o embelezamento da cidade e, consequentemente, a qualidade de vida no meio urbano”.

O Vereador Wesley Lucas tem a convicção que o Pl trará benefícios importantes para Araguari. “Tenho a convicção que entramos em uma era onde as parcerias público-privadas são grandes alternativas para que benefícios possam chegar até a sociedade. Entendo que o poder público, tanto o executivo quanto o legislativo, tem que ser um meio facilitador para que as empresas privadas estejam colaborando com a sociedade. Por isso eu defendo essa ação, e tenho a convicção que a cidade de Araguari será transformada através da iniciativa público-privada”, destacou o vereador.

Para o vereador Levi Siqueira (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal, o que poderia atrair as empresas para o projeto é o desejo de viver em uma cidade melhor e se integrar com a sociedade. "Uma cidade melhor é boa para todo mundo. Tem mais investimentos, tem mais negócios, gira a economia. Além disso, o projeto mostra a credibilidade do governo Marcos Coelho junto ao empresariado que deseja investir e cooperar na melhoria da qualidade de vida da população ", acredita.

De acordo com o prefeito, os recursos economizados serão investidos na saúde e na educação públicas.

"Com o projeto de Cooperação, ofereceremos áreas à iniciativa privada que poderão ser adotadas facilmente; assim, será menor o custo da Prefeitura com a manutenção destes locais”, explicou. "Chega de contar apenas com recurso público para cuidar da cidade de Araguari", concluiu.