CAE realiza encontro entre seus servidores

O Centro de Atendimento Especializado de Araguari – CAE, Departamento da Secretaria de Saúde, cujo trabalho é atender a todos que buscam informações acerca de IST (InfecçõesSexualmente Transmissíveis), dentre elas a AIDS, numa preocupação constante em capacitar toda a equipe multiprofissional que lá atua, decidiu iniciar um conjunto de palestras e atividades com o objetivo defortalecer todo o grupo de forma a estarem prestando uma assistência qualificada, individualizada e humanizada,assegurando o cuidado com a essência do ser humano.

No último dia 30 de agosto, aconteceu uma palestra, que oportunizou a todos um momento de autorreflexão, atentando para conceitos de valores humanos, essenciais no direcionamento pessoal e profissional.

Cada um de nós estamos onde estamos não por acaso. Muito pelo contrário. Todos temos uma missão, seja qual for a nossa função, seja qual for a nossa situação. Dessa forma, nossa proposta nesse bate-papo é poder refletir sobre nossa própria vida, nossa existência, buscando alegria em todos os momentos. Dessa maneira, sabendo mais sobre nós mesmos, fica mais fácil elencar nossas prioridades na vida, sem nos esquecermos de valorizar o que temos de mais importante – o momento atual, o momento presente, ou seja, a única certeza de que temos, pois é o que está em nossas mãos, ” comentou a palestrante Janice Lelis Gondim Borges.

Pautado na importância de nossa contribuição ao mundo onde vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, o autoconhecimento é a chave para a compreensão de que melhor caminho tomar, de forma a fazer escolhas mais acertadas.

Para Simone Guirelli Borges Mendes, Coordenadora do Programa de IST, HIV/AIDS e Hepatites virais do município, é sempre muito bom se ter a oportunidade de conhecer coisas novas, ver coisas novas, e trabalhar com a nossa existência: “Por trabalharmos com um programa onde temos que cuidar do outro, acho que temos que cuidar de nós mesmos para que possamos cuidar do outro. Com essa palestra, só ganhamos, adquirimos outras visões, e foi muito importante. Temos que dar continuidade, ” comentou.

O Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, apoia e valoriza todo trabalho de apoio psicológico, emocional e de valorização da equipe do CAE. “É extremamente importante que a equipe do CAE esteja equipada, equilibrada emocionalmente para trazer a tranquilidade de que eles precisam para passar aos pacientes, que deverão acreditar no tratamento. O pessoal tem que estar emocionalmente equilibrado, preparado para transmitir essa confiança a todos que procuram o Centro de Atendimento Especializado, ” manifestou-se.

A proposta de se fazer um trabalho contínuo, de valorização, de reforço emocional é extremamente importante. Considerando que o trabalho em equipe envolve competência interpessoal, os profissionais de saúde do CAE atuam de forma ética, de acordo com a especialidade de cada um. E a contribuição com entendimento do cuidado como elemento essencial do ser humano em sua complexidade será altamente eficiente e eficaz para os pacientes e suas famílias, ” finalizou o Secretário de Saúde.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) apoia a proposta do projeto no CAE: “As atividades que deverão ser realizadas com os profissionais do CAE deverão se basear no respeito, ética e sobretudo sensibilidade para visualizar as necessidades do ser humano. Acreditamos que, estimulando-se e otimizando-se uma maior integração da equipe, haverá melhoria do trabalho em grupo e, consequentemente, da assistência por eles prestada, ” comentou o Prefeito.

FOTO:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete