Boletim Epidemiológico da Sífilis
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica confeccionou o Boletim Epidemiológico da Sífilis baseado nas notificações que ocorreram no município no período entre julho de 2021 a julho de 2022. As informações contidas têm por objetivo demonstrar a ocorrência deste agravo no município de Araguari no período citado.
Uma doença que não escolhe idade, sexo, nem classe social. Assim é descrita a sífilis, transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez.
A Organização Mundial de Saúde estima que sejam diagnosticados pelo menos um milhão de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia e, dentre elas, uma que chama muita atenção é a sífilis. (Secretaria de Vigilância em Saúde - BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE).
A prevenção é feita usando preservativos nas relações sexuais e o diagnóstico precoce, através do teste de VDLR e Teste Rápido Capilar.
Atualmente, TODAS as Unidades de Saúde do município estão habilitadas e realizam teste rápido para detecção de Sífilis e intensificar ações educativas para combater a incidência de sífilis em Araguari.
