Blitz Educativa na BR 050 inicia as comemorações da Semana Florestal

Várias atividades ecológicas estão sendo desenvolvidas para comemorarem a “Semana Florestal” em Araguari, em virtude das celebrações do Dia da Árvore. O Programa de Educação Ambiental Gira Sol, da Secretaria de Educação, em parceria com o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, 3ª Cia. de Corpo de Bombeiros, Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Secretaria de Gabinete e imprensa em geral iniciaram as atividades, na manhã de hoje, 19, com uma Blitz Educativa no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 050.

Além dos parceiros mencionados, estiveram presentes representantes do Greenpeace e alunos do Centro Educacional Municipal João Pedreiro, que se preparam previamente com o script a ser divulgado aos motoristas que foram parados na blitz.Antes de iniciar o trabalho, as crianças foram orientadas quanto às recomendações a serem transmitidas sobre trânsito e segurança. A cada motorista abordado na blitz, forem entregues sacolinhas de lixo, panfletos e adesivos educativos.

As alunas Ana Clara, Naiane e Lara, de 10 e 11 anos, do 5º ano, acharam a ideia da ação muito boa. Ao abordarem os motoristas, conseguiram passar a informação de conscientização, como foram também valorizadas. “Foi muito bom levar a informação da prevenção de queimadas e outros problemas ambientais. Falamos para os motoristas não jogarem lixo nas ruas ou nas rodovias, e achamos que eles gostaram, pois falaram que foi boa a nossa atitude de querer ajudar o meio ambiente”, manifestaram as estudantes.

A participação das crianças foi muito elogiada, tanto pelos pares quanto pelos motoristas abordados. Natália Ferreira de Oliveira, analista de sistemas, assim se manifestou: “É uma abordagem diferenciada porque as crianças têm um apelo diferente; eu achei bem legal. ”

O Policial Rodoviário Federal João França também ressaltou a importância do evento com a participação das crianças. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba se esquecendo dos cuidados essenciais aprendidos e que, por um descuido, acabamos deixando de lado; por isso é sempre bom estar lembrando os motoristas. Além disso, trabalhando com as crianças também é importante, porque elas serão os motoristas de amanhã. Se elas são conscientes hoje, futuramente vamos ter um trânsito bem melhor, ” destacou.

Sargento Márcio, do 4º Pelotão do Meio Ambiente e do Trânsito Rodoviário, falou da participação das entidades parceiras dentro da programação da Semana Florestal: “Dentre os vários eventos ligados ao meio ambiente, haverá visitas a ecossistemas, palestras, blitz educativase outros, levando informações à população e usuários das vias públicas e rodovias. A participação das crianças também é muito importante, pois através da educação que a gente conscientiza para preservar o meio ambiente para a geração presente e as futuras gerações, ” declarou.

“Dentre as várias ações para celebrarmos a Semana Florestal, a blitz educativa é um chamamento ao nosso papel de cidadãos conscientes no trânsito, como também de conscientização ambiental. Por isso, lembramos aos motoristas da importância de cuidar de nosso ecossistema ao usarmos as vias públicas e rodovias. Contamos com a cooperação e constante participação da população nessa e em outras atividades programadas pela Prefeitura Municipal e seus vários parceiros, ” declarou o Secretário de Educação, Werley Macedo.

FOTO:                Secretaria Municipal de Educação