Blitz “ Drogas – Legal é Prevenir”

Todavia, associado aos festejos, o consumo de bebidas alcoólicas (drogas lícitas), no qual se constata o enorme predomínio das cervejas, sempre fez parte dessa ocasião, fazendo com que o álcool figure como um dos grandes fatores de risco de problemas relacionados, como, por exemplo, as brigas, acidentes pessoais ou de trânsito.

Uma pesquisa nacional do Ministério da Saúde mostra que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco. Segundo o levantamento, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2014, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito.

Sem querer colocar água no chope de ninguém, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o apoio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, realizou na quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017, uma Blitz Educativa em virtude do carnaval. Motoristas e motociclistas receberam informações sobre o perigo do uso de drogas ilícitas, que se agrava durante o período de Carnaval, e sobre o abuso das drogas lícitas, principalmente o álcool que, associado ao trânsito, pode se tornar fatal.

Quando o assunto é drogas, não dá pra marcar bobeira. O melhor é sempre prevenir, por isso algumas dicas foram repassadas pelos Servidores da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas aos motoristas, para estarem atentos nesse carnaval:

• Bebidas alcoólicas/cerveja não substitui a água para matar a sede;
  • Hidrate-se e consuma menos álcool;
  • Atenção: se for dirigir, não beba;
  • O cansaço e o sono agravam os efeitos do álcool sobre o cérebro;
  • Lembre-se do amigo da vez: o que for dirigir não bebe neste dia;
  • Beber com o estômago vazio facilita a absorção do álcool e de seus efeitos;
  • Coma alguma coisa antes de começar a beber;
  • Para se divertir, não precisa se embriagar;
  • Aproveite o Carnaval!

Todos os anos as estatísticas mostram que, infelizmente, o número de acidentes e mortes no trânsito, causadas pela associação de direção com álcool e outras drogas, nesse período só aumentam. Precisamos fazer a nossa parte; alertar incessantemente a população motorista que a vida vale muito mais do que o prazer momentâneo causado por uma droga ilícita ou pelo abuso da droga lícita – álcool,” afirmou o Secretário de Política Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza.

FOTOS:                Secretaria de Políticas Sobre Drogas