Aulas na Rede Municipal de Ensino em Araguari terão início dia 11 de março

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação decidiu em Assembleia Geral Extraordinária realizada na AMVAP - Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba na terça-feira (29) pelo adiamento do início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino.

 

O calendário letivo indicava o início das aulas para o dia 07 de fevereiro, porém, com o adiamento a nova data de início do ano letivo será dia 11 de março. O adiamento se deve à falta de repasse dos recursos financeiros de direito dos municípios que deixaram de ser repassados pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Na asssembleia, a AMVAP apresentou um balanço da dívida do estado com os 22 municípios associados. Os números correspondem à falta de repasse do FUNDEB, Saúde, ICMS, IPVA, Piso Mineiro da Assistência Social e Transporte Escolar. No acumulado a dívida de Minas com os 22 municípios da AMVAP ultrapassa os 471 milhões de reais, em dados atualizados até a última terça-feira dia 22 de janeiro de 2019.

 

O Secretário de Educação, Werley Macedo, explicou que a decisão de prorrogar o início do ano letivo foi unânime entre os 18 municípios presente da assembleia extraordinária na AMVAP. “O estado não está repassando o que é devido aos municípios, por isso realizamos a assembleia extraordinária e os 18 Municípios presentes decidiram pelo adiamento. Não temos estrutura financeira para as necessidades nem das creches e nem das escolas de ensino fundamental que são do Município”, informou.

 

A Secretaria de Educação informou que o transporte escolar da Rede Estadual que é realizado pelo Município não será prestado até o início das aulas da Rede Municipal, haja vista que as aulas da Rede Estadual terão início dia 07 de fevereiro. Além disso, haverá uma reunião na quarta-feira (30) com todos os diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino para explicar a decisão do adiamento e também a proposta de um novo calendário letivo para que os dias letivos adiados sejam distribuídos ao longo do ano.

 

“Estamos atravessando uma situação financeira muito complicada, mesmo com o novo governo, o Estado continua não repassando o que é devido ao Município  a dívida com Araguari já está em quase 40 milhões de reais e isso deixa a situação financeira comprometida. Diante dessa situação de alerta financeiro, não nos restou alternativa a não ser adiar o início do ano letivo”, disse o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

 

 

FOTO: SECRETARIA DE GABINETE