Atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco são promovidas no município
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, realiza ações alusivas ao “Dia Mundial sem Tabaco”, com o objetivo de conscientizar os fumantes sobre os malefícios da nicotina e os benefícios em abdicar do vício, além de realizar a prevenção com a população geral.
Uma das ações promovidas em alusão à data, comemorada no dia 31 de maio, está acontecendo semanalmente na Comunidade Terapêutica Pró-Vida, com um grupo de fumantes através de palestras, dinâmicas e outras atividades.
Também está sendo feito o trabalho de abordagem efetiva por meio da equipe da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, que percorre por algumas regiões da cidade conversando com a população com o intuito de alertar sobre o malefício das drogas, e também sobre os serviços oferecidos para o tratamento da dependência.
Segundo informações da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, o número de fumantes vem diminuindo lentamente, no entanto, o tabaco ainda é a droga mais consumida em todo o planeta.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que um terço da população adulta seja fumante, contabilizando mais de um bilhão de pessoas.
Aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina do mundo é fumante, causando seis milhões de mortes anuais. No Brasil, especificamente, são 300 milhões de fumantes, entre os quais 17 milhões são homens e 12 milhões são mulheres, o que gera, como consequência, cerca de 200 mil óbitos por ano.
O Secretário de Políticas Sobre Drogas destaca que as ações de combate ao tabagismo sempre foram importantes, no entanto, no meio da pandemia da COVID-19 elas ganham destaque especial uma vez que os fumantes são mais vulneráveis à doença, com risco maior de evoluírem com complicações.
“É necessário avançar no controle do tabagismo e estimular a população a práticas mais saudáveis que resultam em qualidade de vida. A Secretaria de Políticas Sobre Drogas está disponível para oferecer ajuda para aqueles que querem se livrar desse vício”, afirmou o titular da pasta, José Eduardo Saura.
“Neste ano, a campanha alusiva à data alerta para os riscos do tabagismo em relação à COVID-19, e, o nosso intuito é chamar a atenção da comunidade por meio do diálogo”, completou o prefeito Marcos Coelho (PSB).