​​Árvores com risco iminente são suprimidas no Bosque John Kennedy

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Meio Ambiente, começou a realizar no dia de hoje, 10, uma poda drástica de uma árvore e a supressão de outras cinco, todas localizadas dentro do bosque John Kennedy. Das 05 árvores, 03 estão com risco iminente de queda e duas já se encontram mortas.

Duas árvores são da espécie Pau-óleo e uma é da espécie Leucena. Duas árvores, já secas, impossibilitaram a identificação. Foi realizada também uma Poda Drástica numa árvore da espécie Maminha de porca, acompanhada da remoção de cipós.

Segundo a Bióloga responsável, Sandra Graciele Pereira Diniz, está previsto no Plano de Manejo do referido bosque que só poderá ser realizada a supressão de vegetação nos casos em que tenham caído ou que haja risco de queda sobre passarelas e edificações do parque.

“Como podemos observar nas fotos, além das árvores mortas, há três árvores que estão com risco de cair em uma das edificações do bosque, o que irá trazer um prejuízo significativo. Dessa forma, foi-nos autorizada a supressão por motivos de segurança,” explicou.

Ainda sobre o parecer da Bióloga, a espécie Pau-óleo encontra-se com suas raízes expostas e escoradas sobre outra árvore. Por ser uma árvore de porte gigante, poderá comprometer a outra espécie. A outra árvore de Pau-óleo já se encontra seca e situada em uma das passarelas secundárias. A outra espécie, que não foi identificada, está localizada próxima ao alambrado confrontante com a Rua Mauro Cunha. Há sinais de declínio e ocupação por cupins arborícolas. A espécie Leucena está situada na divisa com o campo do Fluminense. Trata-se de uma espécie invasora, extremamente agressiva e competidora, o que compromete a estabilidade fitossociológica do Bosque. A outra espécie não identificada já se encontra seca e fina; está na área interna do Bosque, próxima ao alambrado confrontante à Av. Minas Gerais. A Poda Drástica será sobre uma árvore da espécie Maminha de porca e será acompanhada por remoção de cipós. Essa última espécie está situada próxima ao Alambrado da Rua Argentina.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, as supressões estão sendo feitas de acordo com as leis estabelecidas, instituídas no Plano de Manejo do Parque Municipal. “Segundo o Plano de Manejo do Parque, qualquer vegetação nativa que incorra em queda no interior do parque deverá ser mantida nessas áreas, pois são importante fontes de reposição dos nutrientes do solo. Porém, nesses casos citados acima, há riscos iminentes de quedas. Dessa forma, solicitamos aos órgãos responsáveis a supressão das mesmas, a fim de garantir a segurança da população que frequenta o parque e também para evitarmos que as construções dentro do Bosque sejam destruídas,” destacou.

“Iniciaremos hoje as supressões das árvores que estão sendo efetuadas pelo Corpo de Bombeiros de Araguari. Estamos primando principalmente pela segurança dos frequentadores do Bosque John Kennedy. Não queremos oferecer nenhum risco nem aos visitantes nem à estrutura do local,” frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB).

FOTO:       Secretaria Municipal de Meio Ambiente