Arteiras dos Ipês organizam exposição de produtos

No último sábado, dia 18, a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes, esteve reunida no Residencial Portal dos Ipês I e II com associadas da ONG “Arteiras dos Ipês”.

Esta ONG (Organização Não Governamental) foi criada a partir do Programa ‘Moradia Urbana’, da Fundação Banco do Brasil, e desenvolvida pelo Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário, credenciado no Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU). Tem como objetivo a replicação de Tecnologias Sociais no desenvolvimento de trabalhos voltados à organização e mobilização comunitária para moradores residentes em empreendimentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Após o início do Desenvolvimento do PNHU no Portal dos Ipês, por meio das diversas Etapas: Recenseamento, Encontros para planejamento, Curso de Educação Financeira e Escolha de projetos, foi escolhido pelos moradores para 2017 o desenvolvimento da Tecnologia de Joias Sustentáveis.

Inicialmente, eram encontros de um grupo de mulheres que se reuniam na residência cedida por uma moradora, local onde eram ensinadas as técnicas de fabricação das primeiras Joias Sustentáveis produzidas com materiais reciclados. Após a primeira visita da Secretária Eunice Mendes, que se deu no primeiro encontro, estas mulheres se encorajaram e, incentivadas, buscaram mais apoio e parcerias.

Conquistaram junto ao Secretário de Educação Werley Macedo a Creche Verde para a realização desses encontros, que acontecem todos os sábados e seguem até o mês de julho. Fortalecidas pelo valioso apoio, foi fundada a ONG “Arteiras dos Ipês”, que tem como objetivo promover, defender e zelar pelos interesses de seus associados através de ações organizadas que promovam e dignificam atividades geradoras de ocupação e renda.

As “Arteiras dos Ipês” tem como Presidente a empreendedora Olice Rocha, e todas as mulheres que fazem parte são moradoras do bairro. “Agradecemos à Secretária de Trabalho e Ação Social do Município, Eunice Mendes, e equipe, pela visita em mais um encontro e, principalmente, pela parceria e pelo estímulo ao trabalho das mulheres do Bairro”, agradeceu a Presidente da ONG – Olice Rocha.

Durante o mês de maio será realizada a 1ª Exposição das “Arteiras dos Ipês” em parceria com a Secretaria do Trabalho e Ação Social, ocasião em que acontecerão desfiles e comercialização das joias.

“São belíssimos trabalhos e um projeto de grande valia. Um trabalho ocupacional, artesanal e de geração de renda que vem somar no orçamento familiar destas mulheres, ” destacou Eunice Mendes

Eunice Mendes também confirmou que a próxima oficina será a Oficina Financeira, quando o programa irá ensinar o planejamento orçamentário com foco no empreendedorismo, para que estas mulheres associadas comercializem suas produções.

“Estimulamos a formação de uma Associação por acreditar no potencial das mulheres daquele bairro e por compreender que o grupo se fortalece animado com a possibilidade de ser também para os moradores uma voz no bairro”, revela Marco Cury, responsável pelo Desenvolvimento do Programa Nacional de Mobilização Urbana da Fundação Banco do Brasil.

Às interessadas em participar da Associação “Arteiras dos Ipês”, basta entrar em contato na Creche Verde, aos sábados, das 13:00 às 17:00.

FOTOS: Secretaria de Trabalho e Ação Social