Araguari, uma CIDADE de PRIMEIRA

Podíamos começar justificando a qualificação que foi dada no título dessa “crônica”, falando de tantas características positivas e marcantes que a cidade tem, mas isso virá ao longo do texto.
 
Partimos então, para o valor que tem a nossa Terra e a nossa Gente. Somos uma cidade hospitaleira, pelo jeito educado, respeitoso e gentil das pessoas; do município com um todo, que é grande com aproximadamente 120 mil habitantes, hoje uma cidade universitária com mais de 30 mil estudantes só no ensino superior e, olha, ainda temos um setor industrial forte e tem crescido muito e rápido. Isso é muito facilitado por estarmos em uma posição geográfica com rodovias que cortam o município e que dão acesso aos maiores centros comerciais do país.
 
Essa introdução, como eu disse lá no comecinho podia ter começado de outras formas, inclusive como um repúdio à fala de uma deputada Federal que citou ARAGUARI em uma apresentação como se fôssemos de primeira, fazendo crítica às marchas de um veículo que, logo após sair da “primeira “, ao passar para a segunda já sairíamos da cidade. Poxa, mesmo que assim ela acreditasse que fôssemos, essa não devia ter sido a postura de uma parlamentar e que é eleita pelo POVO e que deveria apenas valorizar o POVO, morador de qualquer lugar.
 
Não existe cidade, pessoas melhores ou piores que as demais. Os lugares e pessoas têm uma cultura própria, que vem da educação (formação de vida e intelectual). Não falamos aqui enquanto um órgão público, justamente para não hiper valorizar o que um político ou outro, pode ou não fazer pelo município.
ARAGUARI, é muito mais do que um governante pode fazer. Araguari tem gente que cobra sim dos políticos que devem fazer o melhor pra todos. E que bom que seja assim!
 
Araguari, terra de gente consciente e que, por mais que tenhamos ficado tristes com uma crítica mal feita e, no mínimo, de forma infeliz pela deputada, muito se orgulha de ser daqui ou de ter escolhido essa Terra para viver.
 
Ah, e só pra ilustrar o TAMANHO da nossa cidade, vou dar só alguns exemplos: temos mais de 90 mil eleitores, temos uma multinacional de celulose solúvel que escolheu Araguari para montar sua maior sede no Brasil; temos um Centro de Simulação Realística em uma faculdade de Medicina do Centro Universitário que tem as melhores notas junto ao MEC, temos frigoríficos que abastecem todo mercado interno e que exporta carne para vários países, temos uma vocação incrível na pecuária e agricultura (café de excelência, tomate de primeira, enfim uma produção agrícola exemplo), além de um comércio forte.
Podíamos citar tanta coisa pra mostrar o Tamanho da cidade, mas vamos nos ater, já fechando essa história de longos capítulos e que ainda tem muito repertório pela frente.
 
Nossa Terra e nossa gente tão grandiosa estão construindo uma ARAGUARI que sempre vai nos orgulhar. E a cada feito com intenção de fazer a cidade crescer ainda mais ou de forma despretensiosa, vai só fortalecer o crescimento e desenvolvimento.
 
Somos tão grandes, que venham outras tantas críticas positivas (é claro), porque uma vez ouvi algo que quando alguém, principalmente um “letrado” fala mal de alguém ou de algum lugar, no mínimo este é pior do que o que está sendo criticado.
 
Por Flávio Soares
Jornalista e Secretário de Gabinete da Prefeitura Municipal de Araguari.
 
Podíamos começar justificando a qualificação que foi dada no título dessa “crônica”, falando de tantas características positivas e marcantes que a cidade tem, mas isso virá ao longo do texto.