Araguari segue onda amarela e com restrições de horário de funcionamento do comércio

Em relação aos bares e restaurantes, pelo decreto municipal que será publicado em edição extra no começo da manhã deste sábado, consta que esses locais podem abrir apenas durante a semana, de 10h às 23h, mas restringindo quantidade de acesso das pessoas. Cada estabelecimento poderá ter no máximo 20 mesas e apenas com duas pessoas em cada uma, e não mais até 6 como era antes. Essa quantidade vale para qualquer estabelecimento independentemente do tamanho do lugar. O distanciamento continua o mesmo: de 2 metros entre elas. Não é possível juntar mesas.

De acordo com o prefeito Renato Carvalho, essas decisões foram tomadas de acordo com a realidade atual da cidade, que está com 100% de ocupação dos leitos de uti e, pelo boletim da vigilância epidemiológica desta quinta (22), com mais dois óbitos suspeitos e um confirmado de COVID-19. “Optamos pela onda amarela, mas sem afrouxar as medidas de segurança. Todos estamos sentindo o resultado de mais essa curva acentuada da doença e, é fato, que todos estamos tendo algum tipo de prejuízo. Não queríamos restringir tanto, mas vamos tentar minimizar os impactos para o comércio e população. Ainda cobro mais apoio da comunidade. Tem muita gente andando sem uso de máscara, por exemplo, e isso é grave”, ressaltou.
Fiscalização é intensificada

A Força Tarefa continua sendo a principal responsável pela fiscalização, mas outros órgãos reguladores também vão continuar atuando na cidade, como a Vigilância Sanitária e PROCON.

A administração do município aumentou de 10 para 22 agentes que vão monitorar o cumprimento das regras e colocou mais dois veículos a disposição dos agentes, agora são 3. O local que descumprir a determinação poderá ser multado, fechado por até 8 dias e não mais até 3 como era antes e poderá até perder o alvará por reincidência.
Festas e grandes eventos continuam impedidos de acontecer. “A população pode colaborar com a fiscalização, denunciando se perceber barulho excessivo, o entra e sai de pessoas em qualquer tipo de imóvel e movimentação diferenciada que caracterize aglomeração de pessoas”, ligando nos telefones da prefeitura e até pelo 190 da polícia militar”, afirmou o coordenador da Força Tarefa, J. Camargo.

A polícia militar vai colaborar com a fiscalização na cidade, inclusive à noite e fins de semana.

Nesta semana, a cidade foi classificada pelo Programa Minas Consciente do Governo do Estado, na onda vermelha pela microrregião e, pela última avaliação da macrorregião, continuava na onda amarela. A administração do município optou por seguir a amarela, mas com restrições ao horário de funcionamento do comércio e impondo condições aos donos de bares e restaurantes. As novas regras passam a valer a partir de meio dia deste sábado (23). Dentre elas: o comércio em geral e prestadores de serviços vão funcionar de segunda a sexta, de 8h da manhã ao meio dia e não mais até as 18h. Depois de meio dia, sábados, domingos e feriados funcionam apenas serviços essenciais como supermercados, padarias, postos de combustíveis e farmácias. Comércios que vendem alimentos, mas também comercializam outros produtos como roupas e acessórios podem funcionar só até o meio dia. Os bancos e casas lotéricas não têm alteração de horário porque seguem uma legislação própria e já enquadrada no Programa do Governo.