Araguari sedia capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo
A cidade de Araguari sediou na última semana a Capacitação do Programa Nacional de Controle Tabagismo. O evento foi realizado em parceria da Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde no departamento de Atenção Primária, Santa Casa de Misericórdia e Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia.
Participaram da capacitação vários profissionais de saúde de diversas áreas: médicos , enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais. O evento foi realizado no IMEPAC com enfoque no tratamento e abordagem das pessoas que querem parar de fumar.
O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
“As ações educativas do Programa Nacional de Controle Tabagismo são de suma importância para a informação e conscientização de toda a comunidade sobre os danos que o tabaco causa, não só no fumante, como em todos que convivem em ambientes poluídos pela fumaça do tabaco. Devido aos inúmeros dados que comprovam diversos malefícios causados pelo tabagismo, o intuito do Programa é educar e informar sobre esse vício”, disse a Secretária de Saúde, Iara Borges
O Prefeito Marcos Coelho falou da capacitação. “É relevante o trabalho desenvolvido pelo Programa de Controle Tabagismo. É necessário conscientizar aos fumantes para os riscos desse vício. Parabenizo a Secretaria de Saúde pelo trabalho desenvolvido em prol dos pacientes fumantes”, ressaltou o Prefeito.
FOTO: SECRETARIA DE SAÚDE