Araguari se destaca em resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal

Indicador aponta que Araguari tem bons índices de evolução econômica

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de um projeto de extensão, a Conjuntura de Mercados Consultoria (CMC), divulgou os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) para 2017, apresentando Araguari entre os municípios das regiões do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro com bons resultados econômicos.

O levantamento mostra que a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba apresenta sete municípios dentre os 43 principais do estado, isto é, sete economias dentre as 5% mais fortes de Minas Gerais, sendo elas: Uberlândia, Uberaba, Araxá, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio e Ituiutaba, respectivamente. O resultado positivo dos municípios de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Patrocínio, no mês de novembro, pode ser explicado pela arrecadação municipal e movimentação bancária. Por sua vez, o componente de abertura comercial dos municípios de Uberaba, Araxá e Araguari tem sido relevante para a manutenção do nível de atividade econômica destes municípios.

Ainda conforme o Indicador de Atividade Econômica Municipal, as regiões apresentam uma rede municipal forte, o que potencializa o crescimento apresentado.  O levantamento do nível de atividade econômica é realizado para o mês de novembro e os cinco meses que o antecedem (de junho a novembro de 2016). Segundo os dados, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Araguari mantiveram as posições ao longo do período.

INDICADOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA MUNICIPAL – IAEM

Capaz de mensurar a dinâmica e tendência da atividade econômica municipal, este índice pode ser utilizado como um termômetro da atividade econômica dos municípios, e assim subsidiar os governantes locais no que concerne à formulação de políticas de incentivo, possibilitando a visualização do desempenho econômico do município, seja ele no setor agropecuário, industrial, comércio e serviços.

O Indicador foi criado com o objetivo de monitorar mensalmente a evolução da economia nos 853 municípios do estado de Minas Gerais. A partir deste Indicador será possível ranquear os municípios, tomando por base o comportamento da atividade econômica. O IAEM pode auxiliar na formulação de políticas de desenvolvimento regional e na tomada de decisão para a alocação de investimentos privados.

FOTOS: Vista aérea – Henrique Vieira