Araguari registra queda no índice de infestação de Aedes Aegypti

O terceiro LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti em Araguari de 2018 registrou uma queda significativa no índice de infestação do Mosquito Aeds Aegypti. No último levantamento, realizado em abril deste ano, o índice ficou em 3,3%. Atualmente o índice é de 0,9%, dentro do percentual aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

 

O LIRAa foi realizado pelos agentes de Combates a Endemias entre os dias 7 a 9 de agosto. “Com as informações do Levantamento, é possível desenvolver um plano de ação eficaz no combate à dengue de acordo com a proporção e ocorrência identificada nos bairros da cidade. O LIRAa é uma importante ferramenta de informação e mobilização para os agentes de endemias, tornando possível direcionar as vistorias de acordo com o risco de cada região, conforme apresentado no Levantamento”, informou Vicente – Coordenador da Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari.

 

“Estamos com constantes ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti que ocorrem diariamente no município. Desde o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde intensificou as atividades para reduzir os índices de infestação. Realizamos o LIRAa 4 vezes durante o ano e o próximo está programado para outubro”, ressaltou a Secretária de Saúde, Iara Borges

 

O Prefeito Marcos Coelho (MDB), ao ser informado do último resultado do LIRAa, parabenizou toda a população araguarina pelo empenho em reduzir os índices de infestação e a Secretaria de Saúde pelas ações desenvolvidas. “Um dos possíveis motivos da redução do LIRAa em Araguari é o empenho de toda a população em acabar com os criadouros do mosquito e as ações da Secretaria de Saúde. Parabenizo a todos pelo empenho em reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue”, ressaltou o Prefeito.

 

Resultado

 

Com base no LIRAa, várias ações foram implementadas, como visitas aos imóveis para orientações, arrastões com eliminação ou tratamento dos depósitos, além de tampar as caixas d’água, retirar pneus, trabalho nos pontos estratégicos, bloqueio com inseticida e intensificação das notificações aos proprietários de imóveis.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, destaca o apoio da população no combate ao mosquito e reforça que é importante receber os agentes de saúde durante as visitas periódicas. É preciso ainda que a população continue combatendo a proliferação de criadouros do mosquito em suas residências, evitando o acúmulo de água parada.

 

 

FOTO: Divulgação