Araguari realizará ação de prevenção no dia de Finados

Agentes do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, realizarão no próximo dia 02 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados, mais uma etapa da Campanha “10 Minutos Contra a Dengue”.  As atividades acontecerão no Cemitério Senhor Bom Jesus e Cemitério Park, com o objetivo de orientar visitantes sobre formas de prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Além da ação no dia de Finados, um intenso trabalho nas floriculturas da cidade de conscientização.

Durante todo o dia de Finados, as equipes estarão panfletando e conversando com a população sobre a importância de se combater a dengue. O principal foco dos agentes será evitar que os visitantes deixem nos túmulos pratinhos de plantas, latas ou garrafas.

“Ao visitar o túmulo de um ente querido, geralmente as pessoas acabam deixando uma flor em pratinho com água, ou até mesmo garrafas e latas, e estes recipientes podem se tornar criadouros para o mosquito da dengue - ressaltou Vicente de Paula M. de Oliveira – Coord. Controle de Zoonose, lembrando que os vasinhos de planta continuam como os principais vilões na luta contra a dengue.

Estes recipientes somam, segundo o último LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti o grande vilão dos focos encontrados. Além dos vasinhos de plantas, e com índices bem menores, mas também preocupantes, surgem os depósitos para armazenamento de água, latas, garrafas pets e copinhos descartáveis. Estes locais atingiram um percentual de 16,7% no índice de infestação, seguidos de depósitos com pneus velhos, com percentual de 9,5% e as bromélias com 7,1% e das caixas de água com 4,7% de infestação.

“O controle de Zoonose estará executando essa ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Chikungunys, Zika Vírus e Febre Amarela Urbana, a ação tem faz parte das prevenções focadas na semana que antecede o dia de Finados, quando é esperado um grande número de visitantes nos cemitérios da cidade, com isso a população compra flores e, as embalagens e recipientes acabam-se tornando possíveis criadouros do mosquito”, ressaltou o Secretário de Saúde.

“Apesar do momento tranquilo com relação à dengue que estamos vivenciando em Araguari, é imprescindível que fiquemos alerta, pois com a chegada do calor e as chuvas, o ambiente se torna propício ao mosquito -  lembrou o Secretário de Saúde, João Batista Arantes.

“Gostaríamos de pedir a colaboração de vocês, furando os fundos por baixo dos embrulhos dos vasos de flores, para evitar o acúmulo de água nesses recipientes, que pode causar a proliferação do mosquito e as doenças transmitidas por ele. Temos que fazer a nossa parte para que possamos manter Araguari sem criadouros”, solicitou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), a toda população araguarina.

AÇÕES

Embora o índice de infestação pelo mosquito da dengue seja de baixo risco, as ações de prevenção contra a doença para o próximo verão permanecem intensas na cidade. Agentes da Vigilância Ambiental continuam realizando as visitas domiciliares com o objetivo de orientar a população sobre formas de combater o mosquito.

10 MINUTOS

A campanha dos “10 minutos Contra a Dengue” é  uma estratégia para evitar a proliferação do Aedes aegytpi, pois com atitudes simples e rotineiras, realizadas semanalmente, se interrompe o ciclo de vida do mosquito que pode ser de 7 a 10 dias, entre a colocação do ovo até a fase adulta do mosquito.  “A colaboração da população é de extrema importância para garantirmos um verão sem dengue no município, já que o ambiente doméstico concentra o maior número dos focos”, concluiu João Batista Arantes.

FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE