Araguari realizará a 5ª Edição do Torneio de Verão de Futsal

O projeto sócio comunitário do Torneio de Verão de Futsal em Araguari existe há vários anos, sendo realizado numa parceria entre a CUFA Araguari, que entra com a mobilização; a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, que patrocina a premiação; e a Liga Araguarina de Futsal, que realiza gratuitamente a arbitragem. Foi realizado ininterruptamente até 2012, quando teve uma pequena interrupção, e retorna com força total neste ano de 2017.

O Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves, ressalta quais são os objetivos do torneio. “Entre os objetivos do projeto, estão buscar a cultura de paz, propiciar lazer aos jovens, incentivar a prática da atividade física, possibilitar o esporte comunitário, disseminar entre os participantes o valor da união, do espírito de equipe e a socialização, além de valorizar a honestidade e a lealdade através da prática do futsal e também estimular a convivência social em grupo”, frisou o Secretário.

O Secretário também explicou como funcionará o torneio: “A competição funcionará da seguinte forma: serão realizadas eliminatórias nas sete quadras que não integram o complexo esportivo do ATC, sendo as quadras dos Bairros: Ouro Verde, Paraíso, Goiás, Chancia, Bella Suiça, Moriá e Santa Helena. Ali serão classificados 3 times (1°, 2° e 3° lugares) com premiação em medalhas para os jogadores e ainda para o artilheiro e goleiro menos vazado. Os classificados de cada uma das quadras serão ranqueados para participarem de uma segunda etapa da competição, que acontecerá na quadra interna do ATC, local de realização da classificação geral do torneio de 1°, 2° e 3° lugar geral, com premiação em medalhas para os jogadores, e troféus para os times classificados; e ainda para o artilheiro, revelação e goleiro menos vazado”, disse Sebastião Naves.

Sobre a premiação, a Secretaria de Esporte informou que haverá uma premiação especial para o atleta revelação, a ser escolhido por uma comissão de avaliação previamente determinada para esse fim.

Agnaldo Daniel da Silva Zulu, ZULU, Coordenador Geral da CUFA – Araguari, explicou sobre uma pesquisa que acontecerá durante o torneio. “Como forma de avaliação, será distribuído um questionário de avaliação entre os participantes de cada quadra, visando detectar os pontos negativos e positivos na visão destes, buscando melhorar o atendimento. Para as próximas edições, estaremos atentos para que possamos continuar oferecendo um torneio com qualidade e prestígio”.

"Essa competição é uma forma de incentivar o hábito da atividade física, assim como de utilizar o aparelhamento de estrutura esportiva que é colocada à disposição da população, envidando esforços para conscientizar o cidadão que o utiliza, para os cuidados e o bom uso dos espaços públicos," relatou o Secretário de Esportes e Juventude.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou o Torneio de Verão de Futsal em Araguari como uma das competições que voltará a ser referência no calendário esportivo da cidade. “Ao longo desses meses de 2017, a nossa administração, apesar da crise econômica, fez o possível para investir em diversas modalidades no esporte e lazer enquanto um dos caminhos necessários ao bem-estar dos moradores de Araguari. É importante destacar também que as competições realizadas vêm atendendo faixas etárias variadas da nossa população, desde as crianças aos idosos, passando pelos adolescentes, jovens e adultos”, disse o prefeito.

A tabela de jogos eliminatórios da primeira etapa será a seguinte:

15/11 - Quadra do Bairro Paraíso (Avenida Mato Grosso, em frente ao IMEPAC)

18/11 - Quadra do Bairro Ouro Verde (ao lado do CEM Hermenegildo)

25/11 - Quadra do Bairro Goiás (Av. Cel. Belchior de Godoy)

26/11 - Quadra da Chancia

02/12 - Quadra do Residencial Bella Suíça

03/12 - Quadra do CEU Moriá

10/12 - Quadra do Bairro Santa Helena/Gutierrez

Maiores informações, assim como a ficha de inscrição, poderão ser obtidas pelos telefones 98803-9371 (watts) 99180-0901 (TIM) 3690-3110 (Secretaria de Esportes) ou pelo e-mailzulucufaaraguari@gmail.com. Serão permitidas inscrições de até 8 times por quadra, considerando as oito primeiras inscrições feitas.

FOTO:       SECRETARIA DE ESPORTES