Araguari realiza o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil
A Prefeitura de Araguari, a 2ª CIA de Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a Defesa Civil de Araguari, em parceria com Universidade Federal de Uberlândia realizaram na quinta-feira (13) no auditório da CDL Araguari o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil.
O evento tem como principal objetivo informar a todos os cidadãos sobre o Projeto "Construindo Cidades Resilientes” que tem como principal fundamento a elaboração de planos, ações e cuidados de prevenção e enfrentamento às adversidades climáticas que podem vir a assolar qualquer município, seja danos ambientais ou ao ser humano.
Em Araguari foi criado a COMPDEC - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no Município. A Coordenadoria tem entre suas funções, desenvolver planos de prevenção, informação sobre mapa de riscos do município, além de monitorar, alertar e informar a população para que esteja preparada com relação às mediadas a serem adotadas em situações de catástrofe. Em Araguari a COMPDEC é coordenada pelo Secretário de Serviços Urbanos e Distritais, Rodrigo Costa Ferreira e conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar.
No Seminário foram apresentados dados climáticos com pesquisadores da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, que podem auxiliar na prevenção de riscos. Através da parceria com o município, foi instalada uma Estação Climatológica que estará em funcionamento nos próximos 15 dias é fornecerá informações em tempo real sobre o clima da cidade.
O momento foi marcado também pela assinatura do termo de adesão a Campanha Mundial “Construindo Cidades Resilientes”. A campanha criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, através do UNISDR - Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres visa preparar as cidades para serem mais resilientes. Na oportunidade foram apresentados os planos e ações de Araguari que estão bem adiantados nas prevenções de tais fatores.
“A Defesa Civil somos todos nós. É necessário instruir a todos e principalmente a população para que juntos possamos ser mais resilientes em todas as situações, em específico as de maior calamidade”, disse o Tenente Coronel André Casarin, Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros.
O Vice-Prefeito, Clayton Fernandes (PSB) falou da importância da “Campanha Construindo Cidades Resilientes”. “É com muita satisfação que Araguari hoje assina o termo de adesão a Campanha. São situações catastróficas que torcemos para não acontecer, porém se acaso surgir alguma é preciso estar preparado para as emergências”, disse o Vice-Prefeito, que no ato representou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).
Foto: Secretaria de Gabinete