Araguari publica novo Decreto e passa a seguir todas as recomendações da Onda Amarela
Desde esta quarta-feira (5), passa a valer no município o decreto fixado no painel da Prefeitura que mantém a cidade na classificação de onda amarela na Macrorregião do Triângulo Norte pelo Programa Minas Consciente. E, a partir de agora, a administração do município seguirá à risca as recomendações do Governo Estadual, retirando restrições da venda de bebida alcóolica nos fins de semana e feriados e a autorização de funcionamento de bares, restaurantes e congêneres apenas de 6h às 22h aos sábados, domingos e feriados. Estes estabelecimentos voltam a funcionar normalmente como de segunda a sexta.
Os eventos que pela onda amarela podiam receber até 100 pessoas pela atual classificação do município, estavam restritos a 30 pessoas como era discriminado na onda vermelha. Não existe mais essa distinção, podendo seguir o que também é orientado pelo Programa do Governo de Minas, na classificação amarela.
Os demais segmentos considerados essenciais ou não continuam respeitando todo protocolo de segurança de acordo com cada local. Isso significa: distanciamento necessário, número limitado de pessoas no interior de lojas e em outros espaços, uso de equipamentos de proteção com o uso de máscaras e álcool em gel para funcionários e clientes.
O novo Decreto que já está vigente na cidade vigora por tempo indeterminado. Mas, a Administração do Município assegura que pelos dados levantados diariamente pela Vigilância Epidemiológica e pelo próprio comportamento da população, as regras podem mudar e com mais restrições, mediante a publicação de um novo decreto.
Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e outros órgãos reguladores continuam reforçando a necessidade de que cada um faça o possível para evitar a multiplicação da doença.