Araguari participa da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Tema deste ano é 'Culinária e Patrimônio', e contou com palestras, degustações e exposições
Aconteceu na noite da última quarta-feira (21), na Casa da Cultura Abdalla Mameri, a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural, a programação contou com apresentação de duas palestras, exposição fotográfica e degustação.
De acordo com o Presidente da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Rafael Guedes, o objetivo foi promover as particularidades do patrimônio gastronômico local. “Enaltecemos o nosso pastel de feira, a coxinha do Bar Apolo e as Flores de Coco, escolhido esses três representantes, por estarem há mais de cinquenta anos sendo fabricados pelas mesmas pessoas em nosso município”.
O Presidente destacou ainda que o público teve a oportunidade de degustar gratuitamente a comida exposta pelos representantes, além de prestigiar uma exposição de fotos de bolos temáticos das décadas de 1950 e 1960.
A historiadora da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC, Consuelo Montes destacou a escolha dos três itens como representativos por serem os mais procurados da cidade, para participarem da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que teve como tema “Culinária e Patrimônio”.
“Falar em culinária e patrimônio em Araguari, nos lembra imediatamente o pastel da Banda de Pastel da Neire, ou da coxinha de pernil do Bar Apolo e das flores de coco da D. Vera Messias, são referencias gastronômicas em nossa cidade, e por isso as escolhemos para que participassem da Jornada, contando um pouco de suas histórias e também das histórias que estão inseridas no desenvolvimento de nosso município”, explicou Consuelo Montes.
O evento contou também com duas palestras realizadas pelos técnicos da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC, sendo a primeira abordando o tema, “Conhecendo para Valorizar” – Palestrante: Consuelo Montes (Historiadora com especialização pela PUC/MG e UFU/MG) e a segunda foi “O Meio Ambiente Cultural – do caso ao descaso, o direito à preservação de genius loci” – Palestrante: Alessandre Humberto de Campos (Arquiteto e Urbanista com especialização pela UNB).
FOTO: FAEC / ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE