Araguari está entre os municípios que podem receber programa de reciclagem de alto impacto socioambiental

São Paulo, setembro de 2023 - Após passar por processo seletivo promovido pelo Instituto Recicleiros, Organização da Sociedade Civil, que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, Araguari é um dos municípios que podem receber o programa Recicleiros Cidades, maior programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do país. No momento, nove cidades estão habilitadas a receber o programa, e as que forem selecionadas receberão até R$ 5 milhões para investir em soluções para implementação da reciclagem inclusiva, como infraestrutura, gestão, assessoria técnica e comunicação.

Araguari teve um bom desempenho no processo seletivo realizado pelo Instituto Recicleiros, e se prepara para receber programa que visa colocar o município entre as referências nacionais em sustentabilidade São Paulo, setembro de 2023 -  Após passar por processo seletivo promovido pelo Instituto Recicleiros, Organização da Sociedade Civil, que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, Araguari é um dos municípios que podem  receber o programa Recicleiros Cidades, maior programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do país. No momento, nove cidades estão habilitadas a receber o programa, e as que forem selecionadas receberão até R$ 5 milhões para investir em soluções para implementação da reciclagem inclusiva, como infraestrutura, gestão, assessoria técnica e comunicação.  Para chegar até essa fase, Araguari, participou da Turma de Qualificação da Academia Recicleiros do Gestor Público, que tem como objetivo capacitar os gestores e auxiliá-los na elaboração dos itens necessários para sedimentar a política pública e o serviço de coleta seletiva municipal. A partir de agora, para que os munícipes possam ser contemplados com o programa, os gestores precisam atender algumas pendências, a fim de qualificar seu território e estarem aptos a receberem os investimentos. Segundo Cezar Augusto, gerente da Academia Recicleiros do Gestor Público e responsável pelas relações com os governos locais, para chegar até aqui, os administradores públicos das nove cidades, precisaram percorrer a trilha do conhecimento, disponibilizada na plataforma on-line da Academia Recicleiros do Gestor Público, participaram das mentorias e entregaram grande parte das evidências exigidas no Edital. "Participar do maior programa estruturante de Coleta Seletiva e Reciclagem do Brasil significa colocar o município entre as referências nacionais em sustentabilidade, economia circular e atuação socioambiental de impacto", explica Cezar. O Edital de Chamamento Público (Seletiva 2023) foi divulgado em janeiro deste ano e contou com 312 municípios inscritos no processo seletivo e apenas 25 foram classificados para a terceira fase, onde somente nove foram considerados habilitados. "A edição de 2023 da Seletiva alcançou 24 estados brasileiros, e teve um aumento de 184% em relação ao processo seletivo de 2022. Atualmente, o Programa Recicleiros Cidades está presente em 14 municípios brasileiros, e a meta do Instituto é chegar a 60 praças, atingir 3 milhões de pessoas com coleta seletiva na porta, gerar mais de 3.000 postos de trabalho, proporcionando salário digno e condições de trabalho para catadores por meio de cooperativas e gerar mais de 10 mil toneladas de resíduos reciclados por mês até 2027", enfatiza o gerente. O programa tem como patrocinador semente a SIG Group, empresa líder no fornecimento de soluções de embalagens sustentáveis, especializada em envase e fabricação de embalagens cartonadas. Sobre o Instituto Recicleiros - Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 17 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.