Araguari está com cem por cento de ocupação dos leitos de uti para covid-19.

Medidas emergenciais serão tomadas para atender casos mais graves.
 
O município começa o ano com números alarmantes. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (11),a rede municipal de saúde está operando com 100% de ocupação dos leitos de uti destinados à covid-19.
 
De acordo com a secretária de saúde, Soraya Ribeiro de Moura, o aumento no número de novos casos confirmados teve uma relação direta com as festas de fim de ano e possíveis aglomerações de comemoração. Ela citou exemplos de que famílias inteiras deram entrada na unidade de pronto atendimento com sintomas e posterior diagnóstico da doença.
 
Ainda segundo a secretária, o município já pediu o credenciamento junto ao Ministério de Saúde, de mais 10 leitos de uti para a Santa Casa, que é referência no atendimento aos casos de covid-19. O município tem hoje apenas 10 e quando não tem condições de atender, remaneja os pacientes para cidades vizinhas, que também enfrentam estrangulamentos no atendimento especializado. Por isso, é preciso agilizar outras medidas que são emergenciais no socorro à população e que inclui ainda mais conscientização de toda comunidade.
 
Enquanto não sai o credenciamento, a prefeitura já determinou o uso de crédito especial do orçamento do município para abertura de novos leitos de acordo com a necessidade.
 
Segundo o prefeito Renato carvalho, foi feita uma reunião na tarde desta segunda (10), com representantes do comércio, forças policiais, conselho municipal de saúde, presidente da câmara e vereadores, além de profissionais da saúde para definirem estratégias de combate à doença sem que os diferentes setores da sociedade sejam prejudicados, principalmente o comércio, que foi muito prejudicado durante todo o período de pandemia. “Pretendo contar com o apoio de todos para chegarmos a uma decisão colegiada. Isso, para que todos tenhamos o menor prejuízo possível. Hoje seguimos o programa Minas Consciente do governo do Estado e estando na onda amarela o comércio permanece aberto, mas tudo pode mudar com uma nova deliberação do Governo na próxima quarta. E que mesmo seguindo o programa do estado, o município não pode flexibilizar, mas pode restringir, o que não é o caso por enquanto, afirmou.
 
Dados boletim epidemiológico – 10/01/2021
 
250 novos casos em 24 horas (dado mais recente)
Soma total de óbitos: 124
7 óbitos: 21 a 40 anos
26 óbitos: 41 – 60 anos
60 óbitos: 61 – 80 anos
31 óbitos – acima de 81 anos
 
O quê?
Coletiva: Aumento acelerado no número de casos de covid-19 nos primeiros dias de 2021 em Araguari leva a rede pública de saúde a um estrangulamento e medidas emergenciais serão tomadas
 
Quem?
Soraya Ribeiro de Moura – secretária municipal de saúde
Drª. Alexandra Karina Dias da Silva – médica infectologista
Valéria Reis Rodrigues – coordenadora departamento vigilância epidemiológica
 
Onde?
Prefeitura de Araguari
 
Quando?
Dia 12 de novembro, terça-feira, às 14:30.
 
 

Araguari está com cem por cento de ocupação dos leitos de uti para covid-19.