Araguari encerra a VIII Conferência Municipal de Saúde

Teve fim hoje a Conferência Municipal da Saúde que foi realizada nos dias 08 e 09 de abril no anfiteatro da IMEPAC. A abertura contou com a presença de profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários. Também participaram o Prefeito Marcos Coelho, o Secretário de Saúde  Guilherme Afonso, o Sub Secretário de Saúde Riberto Júnior, o Secretário de Meio Ambiente Hamilton Júnior, o Secretário de Agricultura Danilo Franco, o Presidente da FAEC Rafael Guedes, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Eduardo Tadeu de Paula e a Vereadora Ana Lúcia (PTB).

 

O Congresso abordou como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. A Conferência abrangeu três eixos temáticos para tratar a saúde pública de forma ampla. São eles: 1 - Saúde como direito 2 - Consolidação dos princípios do SUS 3 - Financiamento adequado é suficiente para o SUS.

 

A Conferência é prevista na Lei nº 8142/90 e na Resolução 453/2012 do Ministério da Saúde, e acontece a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais. A realização da conferencia tem como objetivo determinar as necessidades de saúde da população e auxiliar para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais que, por sua vez, será suporte para o plano e metas nacionais.

 

 “Durante a Conferência, discutimos sobre a democracia e a Saúde, sobre o funcionamento do SUS, e as consolidações dos seus princípios entre outros assuntos. Elegemos os delegados e elaboramos um documento orientado por representantes da organização, com base no nos eixos da Conferência, que será encaminhado pelos delegados para a Conferência Estadual. Na Conferência Estadual, são discutidos os mesmos temas, juntamente com os de outras cidades mineiras e, num documento único, suas propostas são encaminhadas para a Conferência Nacional, de onde se cria um documento que seria um norte para que o Ministério da Saúde possa, no próximo ano, começar a discutir as necessidades dos municípios brasileiros na área da saúde”, esclareceu o Presidente do Conselho de Saúde, explicando as etapas para que um planejamento eficaz seja feito de forma ascendente, e com a participação do controle social.

 

“Estamos discutindo o futuro da saúde da cidade de Araguari, fortalecendo as ideias e as necessidades de nossa população. A conferência é um ato civil que podemos pleitear a mudança na saúde. Acredito que a conferência foi muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de discutir e ter voz nas mudanças que acontecerão nos próximos anos” comentou o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

 

O Prefeito Marcos Coelho falou da Conferência. “As conferências de saúde são instâncias de discussão e de construção de propostas para o contínuo aperfeiçoamento da nossa saúde, portanto precisamos fazer deste momento um amplo espaço de exercício de cidadania,” finalizou.

 

FOTO: SECRETARIA DE GABINETE