Araguari é referência no combate ao mosquito Aedes aegypti
A secretaria de Saúde por meio do setor de Zoonoses, complementa o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) com a utilização do “ovitrampas”.
Diferentemente do Lira que utiliza amostragens no número de larvas, a metodologia do ovitrampas consiste na utilização de armadilhas para recolhimento de ovos de mosquitos.
As armadilhas são vasos de plantas, não furados, com cerca de 300 milímetros, um pedaço de madeira (paleta) e levedo de cerveja. Mosquitos fêmeas depositam seus ovos que ficam presos às paletas e depois são contidos no Laboratório de Zoonoses. Elas foram instaladas em 200 imóveis no município onde são instaladas as armadilhas, os quais recebem visita dos agentes de combate a endemias semanalmente para monitoramento.
A modalidade permite que se verifique áreas com presença de Aedes aegypti adulto, permitindo ações nas áreas mais críticas. É utilizada concomitantemente com os índices do LIRA(a) permitindo monitorar os bairros com maior índice.
Araguari é referência técnica da SRS Uberlândia em relação a Ovitrampas, capacitando outros municípios da região.
A equipe técnica está ministrando nesta quinta-feira (24), curso de capacitação para implantação e manuseio dessas armadilhas aos servidores de Coromandel.
