Araguari conquistou Selo Prata em Boas Práticas Rumo a Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, e Selo Bronze de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis

A premiação ocorreu no dia 08 de dezembro em Brasília (DF). Para conceder a Certificação por meio de Selos de Boas Práticas, são avaliadas metas e indicadores apresentados por dados do município quanto ações de prevenção de Sífilis e HIV na Atenção primária, diagnóstico precoce, acompanhamento de gestantes e crianças nos primeiros anos de vida, e ainda requisitos avaliados durante visita local feita por uma Comissão Nacional de Validação (CNV) do Ministério da Saúde, sobre aspectos do funcionamentos dos serviços de saúde do município, cobertura do rastreamento dos dados, disponibilização de testes de diagnóstico, determinantes sociais e outros.
Apenas 12 municípios de Minas Gerais receberam a certificação. Agora a prefeitura de Araguari trabalha para pleitear os Selos Ouro com foco ainda maior na prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para evitar a sua transmissão vertical, que ocorre quando a mãe não é diagnosticada e/ou tratada em tempo oportuno e transmite a Infecção para o bebe durante a gestação, no parto ou durante a amamentação.
O Município foi representado pela Coordenadora do Centro de Apoio Especializado (CAE) – Simone Guirelli, a Médica Infectologista - Alexandra Karina Silva, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde – Marislene Pulsena e a Secretária Municipal de Saúde – Laura Mendonça que receberam os prêmios no auditório do Tribunal de Contas da União.
Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas são disponibilizados pelo SUS, e a população pode buscar orientações em todas as unidades de saúde do município.