Araguari avança no Programa de Qualidade da Atenção Básica
A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Atenção Primária, divulgou na última semana os resultados do 3º ciclo do PMAQ – Programa de Qualidade da Atenção Básica (2017-2018) em Araguari e certificou com êxito todas as UBSF – Unidades Básicas de Saúde do município.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) visa incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Sua avaliação é um dos melhores parâmetros utilizados para avaliar o trabalho da Atenção Básica em uma região.
De acordo com a coordenadora do Setor de Atenção Básica, Marislene Pulsena, o PMAQ-AB é um programa de valorização de equipes e gestores. “É uma forma de avaliar a Atenção Básica e valorizar os profissionais pelo seu trabalho a partir da premiação”.
A resolutividade dos serviços de Atenção Básica diz respeito à capacidade de identificar riscos, necessidades e demandas de saúde da população, com a solução de problemas de saúde do usuário, ofertando desde a consulta inicial e demais procedimentos na Atenção Básica até o encaminhamento qualificado ao atendimento especializado, quando necessário. Isto inclui o incremento de diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de habilidades clínicas das equipes de saúde.
A efetivação da Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) tem forte relação com a capacidade desse serviço acolher seus usuários, responsabilizando-se pelo seu cuidado e solucionando seus problemas, ou seja, sendo resolutiva. “Tudo isso para que as equipes de Atenção Básica possam atingir seu potencial resolutivo, é necessário que gestores e trabalhadores analisem e intervenham, de acordo com a sua realidade”, disse a Secretária de Saúde, Iara Borges.
“Parabenizo a toda equipe da Atenção Básica pelo trabalho desenvolvido junto à população. A certificação é fruto do compromisso de cada um servidor. Vamos continuar trabalhando para oferecer aos cidadãos mais qualidade de vida”, disse o Prefeito Marcos Coelho (MDB).