Araguari adota medidas mais restritivas em novo decreto
A cidade adota restrição total de circulação de pessoas e eventos terão que ser autorizados pela Vigilância.
Nesta quarta-feira, 2 de junho, passa a valer o Decreto que será publicado em Correio Oficial e com vigência imediata. A Administração do Município optou em publicar o documento não apenas com base na classificação de onda que, no momento, o município se enquadra na amarela, mas em dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica. De acordo com o último boletim divulgado nesta terça, foram 5 óbitos, fora que 19 dos 20 leitos de uti estão ocupados; 40 leitos de enfermaria de 54 também estão ocupados.
Pelas novas restrições, a principal delas é a restrição total da circulação de pessoas entre 23h e 5h, com exceção de profissionais que atuam em períodos noturnos e madrugada com documento comprobatório ou pessoas em salvamento e qualquer outro tipo de socorro. Ainda em relação às restrições, os eventos que visam lucro estão proibidos; os demais precisam apresentar um plano de contingenciamento provando as condições do local, quantidade limitada em 100 pessoas no máximo e com total protocolo sanitário apresentado à Vigilância Sanitária do município que precisará dar um parecer favorável.
De acordo com o novo decreto, o serviço delivery também está limitado a funcionar somente entre 5h e 23h, pelo número de ocorrências registradas em outra fase em que o município adotou o “toque de recolher”. Segundo os registros da Força tarefa, muitos estabelecimentos também estavam atendendo em balcão e até mesmo no interior do local.
Pela última reunião realizada com representantes da administração do município, polícia militar, força tarefa e do comércio, foram reforçadas as penalidades pelo descumprimento em relação as regras. De acordo com os números que já foram apresentados ao Ministério Público, muitos estabelecimentos comerciais conhecidos da cidade já têm duas notificações. E, pela terceira, a partir de agora o local é fechado por 30 dias. Na quarta notificação, é fechado por 60 dias.
Como anunciado anteriormente, a administração do município prometeu que poderia aumentar as restrições se assim fez. Mais uma vez, com base nas estatísticas e no comportamento da população e de empresários, não fica descartada a possibilidade de aumentar o rigor em regras e em fiscalização.
