Araguari adere ao Programa “Saúde com Agente"

Mais uma ação da gestão Renato Carvalho e Maria Cecília em prol da Saúde de Nossa Gente O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual os estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País. Na oportunidade foi oferecido Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil. A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. Visa formar Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, teórica e tecnicamente, habilitando-os a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde, integrado a vigilância em saúde. Buscando melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros e o reforço na valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. A secretaria de saúde de Araguari aderiu ao programa prontamente por entender o quanto toda a população araguarina tem a ganhar, com profissionais mais qualificados nas ruas trabalhando diretamente com todos os moradores do município.