Aperfeiçoamento Pedagógico da Rede Municipal é encerrado com entrega de Certificados

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da equipe do Departamento Pedagógico, entregou na noite de quarta-feira, 07, certificados a 45 professoras do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino que fizeram um Aperfeiçoamento Pedagógico – Dinâmicas e Práticas, ocorrido nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, na UAB.

Todas as participantes são iniciantes em suas funções na Secretaria Municipal de Educação, tendo recebido todo o material necessário para apoio, dentro dos temas propostos no encontro, alguns dos quais foram planejamento de materiais diversificados, desenvolvimento da criatividade, adaptação das metodologias à realidade escolar, etc.

Houve muita interação e rica troca de experiências entre todas as participantes em todas as atividades, como dinâmicas, estudos em grupo e apresentações. Todo o material lúdico utilizado (dedoches, fantoches, álbum seriado, etc.) contribuiu muito para a prática docente dentro do processo de ensino-aprendizagem.

A Diretora Pedagógica Rita de Cássia Peixoto e Ávila, muito satisfeita com o resultado deste primeiro encontro pedagógico com as professoras que recém assumiram seus postos na Rede Municipal de Educação, assim comentou: “O curso correspondeu bem às expectativas, tanto das cursistas, quanto de toda a equipe pedagógica, que se esmerou para oferecer a melhor orientação a todas as professoras participantes. Nosso propósito foi apresentar propostas para se trabalhar no cotidiano escolar, levando-as à reflexão e execução de tarefas nos três dias de curso”.

A regente do CEM Ondina Moutinho Vieira, Verionice Aparecida Brazão, manifestou-se contente com o curso e com o profissionalismo da equipe do Departamento Pedagógico: “O curso foi fantástico! A equipe da Educação está de parabéns pela dedicação. Precisamos de outros momentos como esse, de troca e orientação. Hoje, sinto-me muito mais segura e tranquila com os ensinamentos adquiridos”.

A educadora Marília Aparecida da Silva, do CEM Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues, disse que o curso foi um divisor de águas em sua carreira profissional, tamanha confiança e conhecimento adquiridos. “Ao perceber que minha dúvida e minha dificuldade não eram só minhas, senti muito mais confiança de que sou capaz, de que tenho condições de fazer o melhor para meus alunos. Sem dúvida alguma, havia uma Marília antes do curso, e há outra Marília depois do curso. Agradeço pela oportunidade e que venham novos cursos”.

Da mesma forma, Cláudia Carrijo de Carvalho, professora alfabetizadora no CEM Prof. Hermenegildo Marques Veloso, gostou do curso: “Esse curso nos possibilitou que aprendêssemos mais coisas, que houvesse troca de ideias e vivências com outras colegas. Foi excelente”.

Para a Assessora Especial da Educação, Iara Farias, as professoras que fizeram o curso foram bem orientadas pela equipe do Departamento Pedagógico, que se dedica e trabalha com o objetivo de apoiar, motivar e ajudar todos os educadores municipais.

A educação é uma família. E como família, temos que nos apoiar. Todos nós temos dificuldades; o novo nos assusta muito. Mas temos uma equipe pedagógica preparada para isso, que está trabalhando há muito tempo com esse objetivo. O curso foi tão proveitoso, que houve solicitação geral de mais cursos para embasamento teórico e prático”, relatou Iara Farias.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, parabenizou a todas as educadoras que participaram do curso, conclamando-as a continuarem estudando, se especializando, e buscando formas de enriquecer suas práticas pedagógicas.

Na educação, todos os envolvidos têm uma missão importante e devem se empenhar e contribuir, cada qual na sua função, para o desenvolvimento pessoal e cultural dos estudantes. Todo líder deve dar bom exemplo e fazer a diferença na vida das pessoas. Que vocês continuem sempre fazendo cursos, aprendendo, sendo estímulo para seus alunos.

Uma das prioridades do Prefeito, a Educação é um meio de transformação para todo indivíduo, pois através do conhecimento, novos hábitos são adquiridos. “Por acreditarmos que a educação transforma, oferecemos condições para que encontros e treinamentos como este aconteçam. Por meio desses ensinamentos, novas oportunidades são oferecidas aos estudantes da rede municipal para que valores importantes sejam direcionados e vivenciados. No futuro, nossos estudantes hoje serão adultos conscientes que darão continuidade a todo o trabalho iniciado com tanto cuidado e competência por nossa equipe da Secretaria da Educação”, concluiu Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:    Secretaria Municipal de Educação