Amvap e CISTM realizam assembleia geral conjunta em Uberlândia

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap realizou na manhã desta terça-feira (27/03) sua 295ª assembleia geral ordinária. Na reunião os prefeitos acompanharam uma apresentação sobre a 1ª Rodada Panamericana de Negócios – Expedición Brasil Panamá, uma oportunidade para o desenvolvimento logístico integrado visto a possibilidade de comercialização de produtos locais com o restante do mundo.

 

O presidente da Amvap e Prefeito de Araguari, Marcos Coelho, elogiou a iniciativa e na oportunidade também fez uma convocação aos prefeitos para participarem da XXI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios. A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, e acontece nos dias 21 a 24 de maio na Capital Federal.

 

Em entrevista a TV o presidente da Amvap destacou a importância da união entre os prefeitos na busca de respostas no atraso em repasses do Estado e da União. “Esse atraso causa uma deficiência no caixa dos municípios. Não está fácil governar. Nós somos sacrificados pelo Governo do estado e com isso o município entra em colapso” disse Marcos Coelho.

 

A assembleia também destacou aos gestores municipais os cursos que serão oferecidos pela Amvap. Em abril serão dois temas: Gestão do Patrimônio Público dias 10 e 11 de abril e Gestão de Contratos no dia 25 de abril.

 

Também foi apresentado aos prefeitos o alerta aos municípios que quiserem se inscrever no prêmio “Prefeito Empreendedor” realizado pelo SEBRAE. As inscrições já estão abertas e recebem projetos até o dia 23 de maio. Além de uma apresentação da empresa “Betha Sistemas”: Incremento das receitas próprias.

 

Por fim o departamento de assessoria em gestão público, por meio do assessor e advogado da Amvap, Dr. Alexandre Paiva, realizou uma palestra falando sobre “O FUNDED e o Duodécimo da Câmara”.

 

11ª Assembleia CISTM

 

Em conjunto com a Amvap o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – CISTM realizou sua 11ª assembleia geral ordinária. Na ocasião os prefeitos e secretários de saúde receberam o relatório físico financeiro dos atendimentos realizados pelo consórcio nos últimos meses, bem como o detalhamento do montante dos contratos de rateio firmados nesse ano que somam mais Seis Milhões de Reais, distribuídos em prestações de serviços médicos, transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio e apoio em plantões médicos de urgência e emergência ao Hospital São José, de Ituiutaba.

 

Os prefeitos também puderam acompanhar o detalhamento das novas consultas, exames e cirurgias contratados. Em janeiro foram licitados e contratados serviços como cintilografia óssea e do miocárdio, cirurgias de calázio, catarata, pterígio, entre outros procedimentos que antes não eram ofertados.

 

Já em março 33 itens  foram licitados entre os principais;  ressonância, tomografia com anestesia, arteriografia, polissonografia e consultas especializadas como:  oftalmologia, gastroenterologia, neurologia e gastropediatria.

 

Outra boa notícia é a contratação dos exames de  tomografia com anestesia e de polissonografia, e a consulta de gastroenterologia, demandas reprimidas apresentadas pelos municípios.

 

 À medida que o consórcio efetiva a contratação dos procedimentos, estes são disponibilizados aos municípios consorciados para atendimento de suas demandas.

 

 

FOTO: AMVAP