Alunos do CEM Ondina Vieira visitam Fazenda Campo Alegre

Projeto ASAS é aplaudido pelos alunos

Dando seguimento à programação da semana alusiva ao Dia da Árvore, dentro da Semana Florestal, o Programa Gira Sol, da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de hoje, 21, uma visita à Fazenda Campo Alegre, na região do Piçarrão. Participaram do evento crianças do Centro Educacional Municipal Ondina Moutinho Vieira, educadores da Secretaria de Educação e de Gabinete, o 4º Pelotão do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, a 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros, representantes da imprensa e três estudantes intercambistas do Rotary Club de Araguari.

A visita foi bastante aguardada pelas crianças, que ouviram atentamente as explicações do proprietário da fazenda, Bruno Brandão Neto, a respeito do Projeto ASAS – Área de Soltura de Animais Silvestres, por meio da ONG Instituto Libertas, da qual é Presidente. Bruno explicou que uma das finalidades do projeto é realizar ações através da educação, já que o espaço não é aberto ao público para visitação.

“É muito bom poder receber crianças e instruí-las para cuidarem melhor da natureza. As aves e os animais que estão na fazenda, trazidas com a autorização do IBAMA e do IEF, sofreram maus tratos, encontravam-se machucadas e ficarão aqui até se restabelecerem. Após a recuperação, serão soltos para seus habitats naturais, ” explanou o Presidente da ONG, que atualmente cuida de 13 araras-azul e um tamanduá, todos em fase de recuperação.

A Coordenadora do Programa Gira Sol faz questão de levar crianças em ações que sejam significativas para que estas possam aprender a olhar o meio ambiente de uma forma diferente. “As crianças precisam aprender a ter um olhar de cuidado, de preservação com relação às árvores e os bichos que são maltratados e sofridos. Por isso, levamos a beleza para as crianças aprenderem a amar, a respeitar a natureza; esse é nosso objetivo maior. Não somente as crianças, mas também as pessoas que estão conosco ao nosso lado, que elas se contagiem e também aprendam a ser guardiões da árvore, do meio ambiente e da vida, ” ressaltou Sílvia Helena Fernandes Sousa.

Os intercambistas Srushti (Índia) e Santiago e Karola (México), há pouco mais de um mês morando em Araguari, manifestaram-se com relação à visita: “Além de conhecer e ver as araras e toda a fazenda, gostei muito de conversar com os alunos que participaram. Esta é uma experiência muito importante para nós, intercambistas, que vivemos uma cultura e língua diferentes. ”

Os alunos presentes também gostaram muito da visita. Vinícius Umbelino Borges dos Santos, de 10 anos, aluno do 4º ano, disse: “Gosto muito de fazendas. Queria ver o tamanduá, mas ele não saiu do buraco. A gente tem que preservar todos os animais que fazem o bem pra gente, não podemos maltratar. ” Brenda Micaele, de 11 anos, aluna do 5º ano, achou a visita muito legal: “Muita gente faz malcriação com animais – maltratam, judiam, ao invés de cuidar e tratar. Ainda bem que tem essa fazenda, que não conhecia, que recupera animais doentes! ” salientou a estudante.

Parceira frequente das ações da Secretaria de Educação, a Polícia de Meio Ambiente apoia e trabalha junto ao Programa Gira Sol. “É importante trazer as crianças para o campo e para essa fazenda, que cuida dos animais que são recolhidos e trazidos para que aqui possam se recuperar e, depois de saudáveis, serem soltos na natureza, em local adequado. É muito bom ver o sorriso estampado no rosto das crianças, é muito gratificante acompanhar o evento, quando passamos às crianças a importância da sustentabilidade do presente e do futuro, ” enfatizou o Comandante Tenente Ivanir Clementino de Brito.

FOTOS:              Secretaria de Educação/Polícia Militar Ambiental